VERBALISMO

14/10/2014 06:32

FORMALISMO VERBAL.

 O código de barras e os procedimentos algorítmicos estão substituindo as séries dos números da marca industrial. Este número de série, repetido indefinidamente pela indústria, substituiu a assinatura da era do artesanato com um nome singular e único.     Conferir um nome, uma marca ou os procedimentos de um algoritmo é fundamental para transferir algo do mundo da Natureza para a Inteligência humana. A capacidade de nomear - de maneira coerente no mundo da Natureza e que nele faça sentido - é índice  do grau cultural do falante.  É índice do seu repertório cumulativo e revela o seu mapa de experiências no mundo artesanal, industrial ou digital. Qualquer entrevistador ou entrevistado sabe, ou suspeita, do poder e o sentido do índice verbal.

Incorporar- neste repertório  - uma nova palavra, uma marca ou algoritmo supõe a reestruturação do conjunto dos saberes deste falante.

O perigo é incorporar um novo nome formalmente e sem causar a reestruturação do repertório do falante. O FORMALISMO VERBAL é o terreno fértil de mediadores inescrupulosos, dos atravessadores gananciosos e dos tuteladores da autonomia alheia.

Os FORMALISMOS VERBAIS, as marcas ou algoritmos dos tuteladores da opinião pública, dos atravessadores marqueteiros e dos mediadores são meros empréstimos de línguas, de repertórios alheios e alienantes como tais.

 

ALGORITMO

https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo

 

DISTINGUINDO ALGORITMO & PSEUDO PROGRAMAÇÃO

https://www.ehow.com.br/diferenca-entre-algoritmos-pseudocodigos-linguagens-programacao-info_43471/

 

INDÚSTRIA CULTURAL & OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

https://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/09/isto-e-arte-046.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode