A UNIVERSIDADE LATINO-AMERICANA, o SISTEMA COLONIAL e a ESCRAVIDÃO
A UNIVERSIDADE esteve e continua no núcleo do SISTEMA COLONIAL e NEO-COLONIAL LATINO AMERICANO. A UNIVERSIDADE COLONIALISTA foi uma das primeiras instituições a ser instaladas nos pontos geográficos nos quais o indígena havia atingido pontos culturais críticos. Não era o caso do indígena brasileiro. Na Argentina a Universidade de Córdoba foi a matriz das fracassadas MISSÔES entre os Guaranis. No NEO-COLONIALISMO os bancos europeus agressivos estão tomado a vanguarda do Estado. Estes brancos tentam - por meio do frágil e desvalido arremedo da UNIVERSIDADE - moldar e dar um rumo que lhe interessa. Agem à revelia do ESTADO NACIONAL e de toda a AUTONOMIA inerente à uma UNIVERSIDADE autêntica e coerente com o seu tempo e o seu lugar.
O Brasil - que relutou, até 1931, para implantar a universide - coseguiu apenas um arremedo dela. A UNIVERSIDADE NO BRASIL esteve - de fato - na heteronomia de tradicionais univesidades estrangeiras sem o menor vínculo com a cultura brasileira. Um diploma estrangeiro e um artigo publicado fora do Brasil sempre valeram internamente muito mais pontos do que a produçãocientífica e estética local. A produção local sempre foi considerada de SEGUNDA CATEGORIA . A UNIVERSIDADE NO BRASIL desconsidera liminarmente os sacrificios heróicos, da qualificação acadêmica local, de quem não quer - ou não pode - atravessar as fronteiras nacionais.
O PODER ORIGINÁRIO das nações Latino-américas ainda vive e respira o CLIENTELISMO ATIVO e PASSIVIO da ESCRAVIDÃO e da HETERONOMIA da inteligẽncia, da vontade e da sensibilidade. Para piorar, o arremedo requentado que lhe é oferecido - nas UNIVERSIDADES na HETERONOMIA – representa, ao PODER ORIGINÁRIO BRASILEIRO, mais CUSTO do que BENEFÍCIO. Custo que incui o sacrifício de sua inteligência e de sua sensibilidade anestesiadas e de sua vontade alienada:
'UNIVERSIA' apresenta uma “ARTE BEM BRASILEIRA”
https://noticias.universia.com.br/tag/um-pouco-de-arte-para-sua-vida-2014/
As trinta moedas..
https://www2.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=531850
https://coral.ufsm.br/midia/?p=18784
PRESSÂO sobre GOVERNO AUSENTE no III ENCONTRO
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode