Dia 01 de ABRIL de 2021
Uma CEIA que MUDOU a HISTÓRIA do MUNDO
A HISTÓRIA é construída em narrativas de um continuo de eventos que, posteriormente, podem serem linearizados (diacronia) ou serem percebidos como simultâneos (sincronia).
Uma ceia que reuniu treze pessoas - celebrada sincronicamente entre numerosas ceias simultâneas para comemorar a fuga do povo hebreu da escravidão do Egito - foi objeto de memórias dos participantes quando esta ceia foi colocada no contexto de uma linhagem de acontecimentos anteriores e posteriores (diacronia).
Motivados pela narrativa desta ceia que reuniu treze pessoas surgiram narrativas, rituais, celebrações mas especialmente ensinamentos morais, éticos e religiosos cuja linearidade chega aos nossos dias e certamente os irá ultrapassar,
Nas artes visuais existem representações - desta ceia que reuniu treze pessoas - desde as catacumbas romanas. Ali reuniam se primeiras comunidades cristãs da capital do império para celebravam a memória deste evento que reuniu treze pessoas.
O mais importante é que esta ceia - que reuniu treze pessoas - é o gérmen e o ponto de origem de uma instituição. Esta instituição usou constantemente esta memória para a sua existência por tempo indeterminado. Ao mesmo tempo valeu-se das mais variadas representações visuais com releituras conforme a evolução das tendências estéticas que se sucederam ao longo do tempo de existência desta instituição
CATABUMBA de SANTA DOMITILA Roma
https://www.primeroscristianos.com/las-catacumbas-de-domitila/
ULTIMA CEIA
Imagem: CEIA que MUDOU a HISTÓRIA do MUNDO. Pintura acrílica sobre papel pardo 66 x 96 cm
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=1140233866425764&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode