Um PANTEÃO

30/07/2018 00:04

UM PANTEÃO para as REVOLTAS contra o ESTADO NACIONAL BRASILEIRO.

 

No momento dos 80 anos da MORTE de LAMPIÃO e de MARIA BONITA é necessário ter presente o CONJUNTO das  REVOLTAS do PODER ORIGINÁRIO BRASILEIRO CONTRA  o  seu ESTADO NACIONAL Este CONJUNTO forma um imenso PANTEÃO  que abriga  as  REVOLTAS do PODER ORIGINÁRIO BRASILEIRO do BRASIL COLÔNIA. REINO. IMPERIO, PRIMEIRA REPUBLICA e DIAS RECENTES.

Para destacar só algumas destas  REVOLTAS e espiar o interior este imenso PANTEÃO  imaginário.  Destacam-se, aqui,  na memória coletiva do BRASIL COLÔNIA o levante de ZUMBI, de FELIPE dos SANTOS e a INCONFIDÊNCIA MINEIRA sem falar de outras. O breve REINO UNIDO teve de DEVOLVER a GUIANA FRANCESA, administrar a REVOLUÇÂO de PERNAMBUCO de 1817 sem memorizar aquelas como do URUGUAI em ARMAS.  A instalação e a manutenção do REGIME IMPERIAL BRASILEIRO de concessão e transição não teve sossego ao longo de seus 67 anos de duração. Desde a CONFEDERAÇÂO do EQUADOR, passando pelos FARROUPILHAS sem mencionar outras, Na aurora PRIMEIRA REPUBLICA não dão trégua ao ESTADO NACIONAL BRASILEIRO a REVOLTA da ARMADA, dos CANUDOS, a REVOLTA da CHIBATA, os REVOLTA do CONTESTADO, os 18 do FORTE de COPACABANA, a COLUNA PRESTES e o surgimento do CANGAÇO. A REVOLUÇAO de 1930 teve de debelar a CONSTITUCUINALISTA da SÂO PAULO, escamotear INTEGRALISTAS e COMUNISTAS além de eliminar LAMPIÃO e calar a VOZ de MARIA BONITA. A LEFALIDADE, as GIERRILHAS do ARAGUAI e CAPARAÓ foram seguidas de LEVANTES URBANOS pedindo a volta de um mínimo de CONSTITUIÇAO, JUSTIÇA e DISTRIBUIÇÃO de RENDA...

Certamente o PODER ORIGINÁRIO BRASILEIRO não é TÂO PACÍFICO e TÂO ACOMODADO como ALGUNS se IMAGINAM ou GOSTARIAM que ELE FOSSE Por enquanto estes IMAGINATIVOS possuem narrativas frágeis e insustentáveis favoráveis para as  suas pretensões. 

 Duas perguntas que não quer calar

1 -¿ a construção ESTADO NACIONAL BRASILEIRO de fato MERECE tanta RENÙNCIA, FRUSTRAÇÂO do PODER ORIGINÁRIO ?

2 -¿ QUEM de FATO administra e usufrui da SOBERANIA  do ESTADO NACIONAL BRASILEIRO ?

 

Caso o ESTADO NACIONAL BRASILEIRO é a TESE o PODER ORIGINÁRIO constitui a ANTÍTESE. Ambos esperam e trabalham pela SÍNTESE ou para transformar a  CONTRADIÇÂO  em  COMPLEMENTARIEDADE.

 

80 anos da MORTE de LAMPIÃO e MARIA BONITA

https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/announcement/view/116

+

https://cabrasdelampiao.com.br/tributo-a-virgolino-80-anos-da-morte-de-lampiao/

+

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/doc/a-ferro-e-fogo-80-anos-da-morte-de-lampiao-e-maria-bonita-1.1955217

+

https://www.youtube.com/watch?v=ub2DMtNGvAc&feature=youtu.be

 

Imagem A REVOLTA do VINTEM

https://relatosdahisttoria.blogspot.com/2016/12/revolta-do-vintem-o-povo-contra-o.html

FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205363669208644&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode