¿ TODOS são IGUAIS DIANTE da LEI?
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2018/04/0-228-estudos-de-arte.html
A sátira do jornal PUNCH ataca as ideias da ERA INDUSTRIAL na qual FORTES e FRACOS, FEIOS e BONITOS, Velhos e crianças são considerados IGUAIS e portanto sujeitos aos mesmos trabalhos, deveres e direitos.
Para tanto traz para o presente a metáfora do “LEITO de PROCUSTO” o celerado e assaltante das estradas que trata de igualar a todos os cidadão independente das sua potencialidades.
A metáfora do “LEITO de PROCUSTO” serviu como uma luva ao papel dos ESTADOS da ERA INDUSTRIAL que submetiam a TODOS e a TUDO aos cânones da LINHA DE MONTAGEM UNÌVOCA TAYLORISTA LINHA DE MONTAGEM INDUSTRIAL com uma única entrada, uma elaboração na qual se descarta o que está fora do padrão e obtém um produto uniforme comandado pelas leis das normas industriais pré-existentes ao processo.
È o recurso do TIRANO PREGUIÇOSO que reduz toda a nação a um único tipo. Recurso que levou aos cruéis expurgos e se materializou nos CAMPOS de CONCENTRAÇÂO NAZISTA para onde eram enviados todos aqueles que não eram arianos, úteis e favoráveis a um GOVERNO TOTALITÁRIO e UNIFORME.
TAYLOR , Frederick Winslow (1856-1915). Princípios de administração científica. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 1980, 134 p.
- Imagem:Leito de Procusto - Caricatura da Revista PUNCH 1891 - 8 horas de trabalho iguais
Fcae book
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE