A HISTÓRIA e o TEMPO.
TODOS estão mergulhados no TEMPO.
e a mercê do seu fluxo inexorável. Este fluxo universal une entre si os seres humanos de todos os TEMPOS
“É tal a força da solidariedade das épocas que os laços da inteligibilidade entre elas se tecem verdadeiramente nos dois sentidos. A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçar-nos por compreender o passado se nada sabemos do presente” . Marc Bloch 1976, p.42.[1].
Leonardo da Vinci já sentenciara “Tudo o que é CONTÍNUO pode ser dividido em INFINITAS PARTES” Esta linearidade contínuada, flui paralelamente com o conjunto das demais circunstâncias. Este conjunto cria a dimensão da SINCRONIA na qual tudo e todos estão mergulhados.
Cada um segue, na sua singularidade, um fluxo linear contínuo do inicio a final de sua existência. É a DIACRONIA que possui diferenciações em cada etapa existência.
As concepções vigentes na ERA INDUSTRIAL estão chegando ao final de sua vigência material. Estas concepções anunciam, nos seus estertores, a morte de seu “Deus Ex Máquina” e o “Fim da História” Certamente este é o FINAL da SUA HISTÓRIA. Porém não do TEMPO, cuja implacável continuidade, e à sua revelia, que estes ‘pitutos’ percebem e rotulam como “História em Migalhas”.
O longo, o contraditório e o difícil embate entre “SER e TEMPO” foi exposto por
HEIDEGGER, Martin (1889-1976) Ser e Tempo - Tradução Fausto Castilho Campinas: Editora Unicamp- Petrópolis: Vozes 2012, 1199 p.
ISBN 978-85-268-0963-5 https://www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?volta=ok&Id=780&ok=ok
SER e TEMPO no campo PSICOLÓGICO
https://www.allandeaguiar.com/2010/07/blog-post_8191.html
Imagem: de Glauco RODRIGUES(1929-2004) https://www.paginadogaucho.com.br/pint/gr.htm
[1] BLOCH, Marc (1886-1944) . Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa- América 1976 179 p.
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode