TITIVILUS: o TERROR dos COPISTAS.
O TITIVILUS era o DIABO para os COPISTAS. Qualquer ERRO, na cópia, inutilizava trabalhos de um ou dois anos de esforço paciente. O copista e a sua confraria trabalhavam com material caro e raro. A intervenção do TITIVILUS estragava qualquer obra ou eventual lucro.
De fato o ERRO chama mais atenção em qualquer obra e desvia radicalmente o sentido do projeto. Um SOM fora da música, uma pincelada infeliz, um passo em falso, um gesto fora do compasso....estragam tudo.
Desta forma ninguém consegue garantir que a MENSAGEM, proveniente do EMISSOR, seja percebida 100% pelo RECEPTOR. Como também não há certeza que a recepção da RESPOSTA (feed-back), proveniente de RECEPTOR retorne 100% para o EMISSOR. Nesta operação sempre é necessário calcular a porcentagem que o TITIVILUS leva para si no meio desta busca de interação entre EMISSOR e RECEPTOR. No jogo do cochicho em cadeia de UMA MENSAGEM - num círculo de participantes - se evidencia a ENTROPIA (caos, ruído ou Titivilus) presente e operante nesta cadeia.
Com o avanço da tecnologia, do conhecimento e da comunicação, o ERRO, ou o RUIDO em COMUNICAÇÂO, tornaram-se mais presentes, mais universais e arrasadores. Na rede mundial, o ERRO, ou RUIDO, propagam-se como um vírus letal que contamina e compromete todo o PROCESSO de COMUNICAÇÃO. O acúmulo é levado ao extremo de embaralhar e aniquilar o REPERTÓRIO do RECEPTOR e de entupir, comprometer e tornar inúteis todos os CANAIS de COMUNICAÇÃO do EMISSOR.
TITIVILUS
https://grupografia.wordpress.com/projetos/projeto-titivillus/
https://en.wikipedia.org/wiki/Titivillus
TITIVILUS e a INFORMÀTICA
https://www.preces-latinae.org/thesaurus/Introductio/Titivillus.html
DÉCIO PIGNATARI - Comunicação
Imagem
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode