Ridentem dicere verum quid vetat?
"O que impede quem ri de dizer a verdade?"
[Horácio, Satirae 1.1.24].
"Sei rir, logo sou humano" pode ampliar a sentença "penso, logo existo". O ser humano é talvez o único ser vivo que sabe rir, sorrir e se reconhecer a si
mesmo num espelho. Sinal da RE-FLEXÃO sobre si mesmo. RE-FLEXÃO que este ser exerce muito antes da linguagem falada. Isto lhe permite rir de si mesmo.
Nesta RE-FLEXÃO o ser humano também sabe que "o castigo e o prêmio de uma ação de um trabalho ou obra estão neles mesmos'. O pior castigo - do mentiroso, do falacioso e do prevaricador - está no momento em que sua maracutaia é descoberta, exposta no tribunal, nos veículos de comunicação e circula nas ruas.
O brasileiro - vítima permanente de prevaricadores, de falaciosos e de mentirosos profissionais - aprendeu cedo a malhar os "judas", a usar o "pasquim" e se valer da irreverência da anedota e do traço da charge.
O remédio do riso franco que expõe a verdade revela a natureza de um regime.
O riso franco e sincero revela e destaca as expressões de Democracia e de autonomia que gozo o PODER ORIGINÁRIO de um governo, estado e nação.
A capacidade de rir de si mesmo evidencia - além da felicidade e alegria do felizardo - o fato de que ele possui um projeto. Projeto ideal e elevado contrariado de forma constante e permanentemente pelo mundo empírico, perigoso e pequeno. Esta liberdade não existia no REGIME COLONIAL BRASILEIRO e era severa castigada em quem estava submetido à ESCRAVIDÃO.
RISO e PRANTO em Antônio VIEIRA
https://www.citador.pt/textos/o-pranto-e-o-riso-antonio-vieira
A primeira caricatura brasileira - criada por Manuel ARAÚJO PORTO-ALEGRE (1809 - 1879) - evidência que o BRASIL de 2014 não é muito diferente daquele de 1837: maracutaias por todos os lados e emtodas as esferas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-Alegre
SERGIO FERNANDO MORO: Considerações sobre a Operação MANIPULITE
https://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewFile/625/805
IRMÂ do REI ACUSADA no TRIBUNAL
MARACUTAIA
Manuel ARAÚJO PORTO-ALEGRE (1809 - 1879) 1ª caricatura brasileira: "CHRONICA das PARVOICES"
[detalhe]
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode