REVELAR a OBRA de ARTE

23/05/2020 07:21

A REVELAÇÃO das OBRAS de ARTES VISUAIS.

 

As RUÍNAS de ATENAS, das PIRÂMIDES MAIAS, das MISSÕES JESUÍTICAS ou os SOLITÁRIOS PROFETAS de ALEIJADINHO, são testemunhas materiais de que as OBRAS de ARTES VISUAIS passam mais TEMPO no OLVIDO, entregues `NATUREZA BRUTA senão na DESQUALIFICAÇÃO, na DEPREDAÇÃO ou no SAQUE, do  que na sua REVELAÇÃO. na sua  PRESERVAÇÃO e na ACEITA AÇÃO como PATRIMÔNIOS da HUMANIDADE

 

A RECEPÇÃO do ACUMULADO de OBJETOS FÍSICOS, de IMAGENS e de INFORMAÇÕES contribuem e aceleram este ESQUECIMENTO, esta ENTROPIA e ESQUECIMENTO.

LUTANDO CONTRA ESTA ENTROPIA o CURADOR busca evidencia, dar sentido e inscrever de OBRAS de ARTE como   PATRIMÔNIOS da HUMANIDADE A sua AÇÃO e PONTUAL e LIMITADA. No entanto é uma centelha na noite da ENTROPIA, Este CENTELHA continuará a iluminar, o OBJETO do seu CUIDADO, na MEDIDA que este CURADOR for competente para transpor para o MUNDO do PENSAMENTO a sua COMUNICAÇÃO, Esse LIMITE se aplica a todas as FORNAS de COMUNICAÇÃO que necessitam uma constante ATUALIZAÇÃO para um NOVO TEMPO, outra SOCIEDADE e LUGAR diferente.

 Num sentido estimulante - neste eterno recomeçar de ATUALIZAÇÕES CÍCLICAS - está no fato de que a OBRA de ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL carrega - no seu MÍNIMO do seu material - o MÁXIMO que o seu criador conseguiu expressar na CONCEPÇÃO. Assim, um CURADOR COMPETENTE, considera esta OBRA como PRIMORDIAL.

No contraditório sempre cabe o aviso: se a BELEZA é o ESPLENDOR da VERDADE, certamente NÃO BASTA promover só o ESPLENDOR, pois ele sufoca a CONCEPÇÃO do ARTISTA e corrompe a sua OBRA de ARTE

As RUÍNAS de ATENAS de LUDWIG von BEETHOVEN

https://www.youtube.com/watch?v=a22HAkuRe0U&list=RDa22HAkuRe0U&start_radio=1&t=41

 A NATUREZA AGE SOZINHA e SIÊNCIOSAMENTE

https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/natur-forscher-und-kuenstler-erkunden-historische-thingstaetten-16777550.html

 

   

 

ALEIDAINGGO – PROFERAS – CONGONHAS do CAMPO MG

https://dozeprofetasdealeijadinho.openbrasil.org/2015/04/doze-profetas-de-aleijadinho.html

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo/?fbid=916543635461456&set=a.705103509938804

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode