PROCESSO x PROJETO

04/08/2021 10:22

 ¿PROCESSO ou PROJETO nas ARTES VISUAIS SUL RIO-GRANDENSES?

 

Existe uma profunda diferença entre PROCESSO e PROJETO. Enquanto o PROCESSO é  PASSIVO o PROJETO é ATIVO.

No PROCESSO um SISTEMA regulador comanda OBRAS, AÇÕES e IDEOLIGIAS sem a INTERFERÊNCIA dos SEUS AGENTES. Nas ARTES VISUAIS uma OBRA de ARTE DEVE COMBINAR com o SOFÁ da SALA. Já o PROJETO é ATIVO no qual os seus AGENTES criam e comandam OBRAS, AÇÕES e IDEOLOGIAS. Num PROJETO a OBRA de ARTE pede RESPEITO e NÃO TOLERA RUÍDOS ou INTERFERÊNCIAS externas a ela mesma.

Num PROCESSO os seus AGENTES podem se eximir de qualquer culpa ou falta moral, pois a sua vontade não existe ou foi bloqueada Conforme Kant a vontade da ação humana está vinculada ao terreno da ética a com a moralidade e a autonomia Ele afirmou na Crítica da Razão Prática (Livro I, teorema IV), que “a vontade possui moralidade no limite da sua autonomia” ., o que faz com que a ação  do artista busque a ampliação permanente do limite da sua autonomia.

Numa visão ampla do percurso geral ou no exame minuciosa de cada biografia, obra e pensamentos dos  ARTISTAS VISUAIS SUL RIO-GRANDENSES - percebem-se neles os ATIVOS progressivos PROJETOS que apontam para a AUTONOMIA da VONTADE, da INTELIGÊNCIA e dos SENTIMENTOS. Os  POCESSOS COLONIAIS, IMPERIAIS e AUTORITÁRIOS vão ficando pelo caminho caminhando com alguns SAUDOSISTSTAS perdidos nos seus DEVANEIOS ESTÉTICOS AUTORITÀRIOS.  TOTALITÁRIOS e CONCENTRADORES.

Nesta dialética entre PROCESSO e PROJETO existe uma imensa galeria das mais expressivas figuras das ARTES VISUAIS SUL RIO-GRANDENES em cujas obras é possível rastrear e acompanhar o desdobramento de um NÍTIDO PROJETO pessoal e  coletivo.

Nas ARTES VISUAIS SUL RIO-GRANDENES, com o passar do tempo, as ENCOMENDAS passaram a serem substituídas por OBRAS AUTORAIS e ÚNICAS. Obras resultantes de PROJETOS nos quais são nítidas as características do ARTISTA lidando com o seu ENTE no MODO de SER. Passam para segundo plano as AUTORIDADES EXTERNAS ao CAMPO de FORÇAS das ARTES VISUAIS determinantes dos PROCESSOS ALIENANTES e que relegar a OBRA de ARTE para COMBINAR com o SOFÀ da SALA.

Cita-se Iberê CAMARGO para dar corpo e personalizar o PROJETO de SER ELE MESMO. Iberê  conduziu aos extremos este PROJETO nas suas obras e que até o presente foi um dos ARTISTAS VISUAIS SUL RIO-GRANDENES que tomou a si com mais evidência, continuidade e teve respostas pouco comuns.

Em resumo o que CONSTITUI uma CULTURA. ou uma NAÇÃO, é formado de PROJETOS CIVILIZATÓRIOS ativos e NÃO MEROS PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS passivos.

 

“O PROJETO TORNA HISTÓRICO o SER HUMANO” Giulio Carlo ARGAN

https://thaudois.blogspot.com/2007/08/historia-da-metodologia-do-projeto.html

 

Imagem IIBERÊ CAMARGO PINTANDO

https://issocompensa.com/arte/ibere-camargo-carreteis-abstratos-e-os-fantasmas-do-fim-do-dia

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1221543718294778&set=gm.2937979996420185

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode