21 de ABRIL: DIA dos PRECURSORES da INDEPENDÊNCIA do BRASIL.
https://naofoinogrito.blogspot.com.br/2015/04/118-nao-foi-no-grito.html
O objetivo inicial pelo qual a data de 21 de abril constar como feriado no calendário do Estado Brasileiro era rememorar e destacar aqueles nomes que lutaram como PRECURSORES da soberania do Brasil.
Cinquenta dias após Proclamar a Republica os integrantes do governo provisório do Regime Republicano tomaram a medida de destacar os PRECURSORES da SOBERANIA BRASILEIRA. Porem no Centro desta medida governamental estava a motivação maior de UNIR a NAÇÂO, DEMONSTRAR a SUA SOBERANIA e BUSCAR a PAZ e CONCORTDIA entre todos os brasileiros. Ideal difícil como demonstraram estes PRECURSORES como foi o caso de ZUMBI, FELIPE dos SANTOS e tantos outros que deram a sua própria vida por esta causa. Permaneceu na memória popular e os agentes governamentais reduziram esta causa no nome emblemático de TIRADENTES ne fácil de guardar na memória coletiva.
Estes PRECUSSORES tiveram de romper uma corte parada no tempo e de uma elite colonial que havia reconquistado e se apoderado do poder brasileiro ao longo do REGIME IMPERIAL. Para seu benefício e usufruto mantivera intacta a ESCRAVIDÂO LEGAL.
O REGIME COLONIAL e IMPERIAL foi possível graças à extensa rede de DOMINAÇAO POLITICA, ECONÔMICA e SOCIAL tecida legalmente e mantida em silencio obsequioso pelos “Capas Pretas de Coimbra”.
O REGIME COLONIAL e IMPERIAL manteve a memória dos Inconfidentes Mineiros preso aos registros unilaterais e tendenciosos dos autos da sua condenação sem possível contraditório. Apagou cuidadosamente qualquer registro visual com mandou destruir e salgar a casa de TIRADENTES. Com este silêncio e destruição de provas materiais abriu um gigantesco espaço para a sua posterior mitificação ou naturalização. O Regime Republicano procurou preencher este oco e transformar o TABU em TOTEM. O Regime Republicano construiu este TOTEM e o festejou com a criação de signos, festividades e eventos devido ao fato de que Tiradentes, seus colegas e tantos outros precursores estavam pleiteando a completa SOBERANIA BRASILEIRA.
Decreto nº 155-B, de 14 de Janeiro de 1890
Declara os dias de festa nacional.
O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil, considerando:
que o regimen republicano basêa-se no profundo sentimento da fraternidade universal;
que esse sentimento não se póde desenvolver convenientemente sem um systema de festas publicas destinadas a commemorar a continuidade e a solidariedade de todas as gerações humanas;
que cada patria deve instituir taes festas, segundo os laços especiaes que prendem os seus destinos aos destinos de todos os povos;
Decreta:
São considerados dias de festa nacional:
......
21 de abril, consagrada á commemoração dos precursores da Independencia Brazileira, resumidos em Tiradentes;
.....
Sala das sessões do Governo Provisorio, 14 de janeiro de 1890, 2º da Republica. - Manoel Deodoro da Fonseca. - Ruy Barbosa. - Q. Bocayuva. - Benjamin Constant Botelho de Magalhães. - Eduardo Wanderkolk. - Aristides da Silveira Lobo. - M. Ferraz de Campos Salles. - Demetrio Nunes Ribeiro
MUNDO JURÍDICO BRASILEIRO de 2015
https://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=7119
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode