PICASSO visita o TROCADEDERO .
A visita de PICASSO ao Museu Etnográfico do TROCADERO de Paris é muito mais decisiva e importante do que a obra de Cázanne, de Gaughin e de Van Gogh.
O fato da importância decisiva desta visita ao Museu Etnográfico do TROCADERO foi obscurecido pelos teóricos, historiadores e comerciantes de arte. Afinal;
- ¿ qual a importância para os rumos das artes visuais de alguns africanos, analfabetos e anônimos?
Ninguém nega os méritos de Cázanne, de Gaughin e de Van Gogh. Estes três também buscavam entre os primitivos este caminho da arte universal. Gaughin se meteu no Taiti. Van Gogh peregrinou entre mineiros e lavradores. A obra pintada de Cezanne foi a escada definitiva para que Picasso chegasse aos portais da arte africana. O próprio Picasso desistiu cedo da tendência cubista criada por ele. Permaneceu a liberdade e a universalidade conquistada por meio da estética africana.
Este legado simbólico e material possui a sua origem na Antropologia porém este patrimônio é gerenciado por administradores, comerciantes de arte, críticos e historiadores. Para a administração do patrimônio da obra de arte cabe o texto de:
CAVEDON Neusa Rolita – Antropologia para administradores-(2ª ed) Porto Alegre: Editora da UFRGS2008, 182 p.
MUSEU ANTROPOLÒGICO e ETNOGRAFICO da TROCADERO da PARIS
https://en.wikipedia.org/wiki/Mus%C3%A9e_d'Ethnographie_du_Trocad%C3%A9ro
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fang_mask_Louvre_MH65-104-1.jpg
Imagem: DEMOISELLES D’AVIGNON - PICASSO - 1907
https://en.wikipedia.org/wiki/Les_Demoiselles_d'Avignon
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE