- PAI ! - ¿ PARA QUE a HISTÓRIA?
MARC BLOCH (1886-1944) escreveu - em vésperas de ser fuzilado num campo de concentração - páginas que mostram o papel da HISTÒRIA mesmo sabendo que ele seria aniquilado. O PROBLEMA deste texto parte da pergunta – Pai – ¿ Para que a HISTÒRIA? Como um bom e experimentado profissional ele não resolve e este problema. Contudo Bloch propõe um caminho e uma série estímulos para caminhar no meio de contradições. Caminho iluminado resultante do oficio de criar narrativas que se querem passar por História e nem sempre ultrapassam estes obstáculos. Aconselha e propõe - sem RESOLVER o PROBLEMA - potenciais caminhos para ele e para nova geração. Um autêntico problema é ALGO MUITO PRECIOSO para ser desperdiçado, mitificado ou naturalizado.
Em épocas de incertezas, de contradições, de crenças e descrenças de toda ordem a pergunta – Pai – ¿ Para que a HISTÒRIA? que nos acompanha até o nosso aniquilamento final nos recoloca na condição de REFLEXÂO e na busca de nossa proporção e coerência com a entropia universal com a “Natureza na qual nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Contudo o acumulo e a má administração desta memória humana pode ter rupturas inesperadas e provocar devastações de civilizações inteiras.
A enxurrada Pós-industrial - desencadeada pelo acúmulo, obsolescência e rompimento do dique construído por livros da era Industrial - coloca da ordem do dia a dúvida e a pergunta – Pai – ¿ Para que a HISTÒRIA?
ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743-1794)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier
MARC BLOCH – resumo em
https://historia.zevaldoemaragogipe.com/2011/12/resenha-do-livro-introducao-historia-de.html
Imagem: Jacek YERBA - Represa bíblica
https://community.thefoundry.co.uk/discussion/topic.aspx?f=8&t=78314
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode