NOVO MUNDO de MATHIAS e de MARGARIDA SIMON

04/05/2019 08:16

NOVO MUNDO de MATHIAS e MARGARIDA SIMON.

 

O longo período colonial brasileiro foi caracterizado pela presença e mando do mundo lusitano. Este lusitano foi capaz de manter a unidade deste imenso território ao preço da escravidão e de saquear o que lhe interessava no Brasil sem dar satisfação a ninguém muito aqueles da Terra.

 Quando o Brasil tornou soberano ele buscou a sua  inscrição no CONCERTO das DEMAIS NAÇÕES SOBERANAS. Para tanto havia necessidade de trazer representes da maior parte destas nações e das sua etnias. O brasileiro tornou-se multicultural

 Mathias e Margarida SIMON acorreram a este chamado e contribuíram com as suas sólidas e experimentadas bagagens sociais, culturais, econômicas e técnicas. Na técnica trouxe os seus conhecimentos multisseculares de moleiro e com este saber  ordenou as energias do rio Cadeia a favor do trabalho com ajuda as máquinas.

 Na economia Mathias e Margarida não tiveram receio de se meterem na floresta e - no meio dela - tirar o sustento da sua família e seu abrigo.

Pela sua contribuição cultural Mathias e Margarida agregaram-se aos seus conterrâneos para dar impulso ao futuro município de São José do Hortêncio. Ao criarem, neste ambiente a sua prole a preparam para serem tantos outros pioneiros que se espalhara pelo Brasil Argentina e Paraguai.

No seu multicultural e social conviveram pacificamente com eventuais indígenas nômades e com quilombolas sedentários de cujas tradições CAPELA ROSÀRIO tira o seu nome.

De suas memórias não saia a sua HERMESKEIL natal e de Trier que de 1794 até 1814 pertenceram à França. Nesta condição a  escola de Mathias foi francesa. Ao completar a idade do serviço militar serviu no exercito de Napoleão Bonaparte em cujas foleiras marchou para Espanha e Portugal. Assim integrou GRANDE ARMADA  com a qual esteve em Moscou como guarda pessoal do Imperador.

O recém-independente Brasil recebeu, em 1829, este patrimônio humano que se estabeleceu na Capela Rosário dando suporte á formação do atual município de São José do Hortêncio integrante das Colônias Velhas do Rio Grande do Sul.

 

O PERCURSO de MATHIAS SIMON (188-1866)

https://mathiassimon1829.blogspot.com.br/

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=643845272731295&set=p.643845272731295&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode