A UNIVERSIDASE MARAVILHOSA num PAÌS de MISERÁVEIS.
O desencanto com os resultados da REVOLUÇÃO e a OCUPAÇAO de UNIVERSIDADE de CÓRDOBA, em 21 de junho de 1918, foi um balde de água fria sobre os seus protagonistas.
Simplesmente a ARGENTINA NÃO estava em sintonia com os IDEAIS ESTUDANTIS. Até os dias atuais NÃO existe esta COERÊNCIA entre o IDEAL ESTUDANTIL e a nação, o pais, a ECONOMIA e a SOCIEDADE ARGENTINA. Ao contrário esta ocupação da UNIVERSIDADE de CÓRDOBA deflagrou o POPULISMO em nome do qual se ergueram uma série de aproveitadores, de mediadores e de fetiches que só pioraram a situação.
Os IDEAIS sempre SÃO PERFEITOS e INQUESTIONÀVEIS.
O QUESTIONAMENTO e as suas FRAQUESAS - destes IDEAIS - só se evidenciam no confronto com o MUNDO EMPÍRICO. Não adianta regular um único vetor para o resto seguir este regulagem pontual.
O FRACASSO, a INADEQUAÇÃO e INCOERENCIA entre o MUNDO IDEAL e EMPÌRICO jogam os indivíduos e as multidões na INTOLERÂNCIA, na VIOLÊNCIA e DESAGREGAÇAO definitiva de qualquer PACTO ou CONTRATO SOCIAL.
Internamente a universidade brasileira evidenciou que ela constitui a continuidade de um lugar burocrático no qual se aninharam vagas estudantis e cargos perpétuos de seus administradores.
Max WEBER evidenciou o sentido de qualquer movimento, no interior ou no exterior de uma universidade, quando escreveu (1989: 70) que: “o único elemento, entre todos os “autênticos” pontos de vista essenciais que elas (as universidades) podem, legitimamente, oferecer aos seus estudantes, para ajudá-los em seu caminho pela vida afora, é o hábito de assumir o dever da integridade intelectual; isso acarreta necessariamente uma inexorável lucidez a respeito de si mesmos”.
O MUNDO IDEAL é COERENTE e SOLIDÁRIO com o MUNDO EMPÍRICO nesta concepção de universidade de Max WEBER.
MANIFESTO e OCUPAÇÂO da de CORDOBA
PORTANTIERO Juan Carlos(1934-2007)[1].. Estudiantes y Política en América Latina: el proceso da la Reforma Universitaria (1918-1938). México: Siglo Veintiuno,1978, 461 p
WEBER, Max. Sobre a universidade. São Paulo: Cortez, 1989. 152 p.
[1] https://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/icpuy/portantiero/lanzaro_dados.pdf
Imagem:
Ocupação da Universidade de Córdoba – Argentina, em 21.06.1918
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode