O PROBLEMA DESESTABILIZA CERTEZAS CADUCAS
Um PROBLEMA não é para ser RESOLVIDO Um problema é um estimulo, um limite e um desafio colocado como uma pedra no caminho. A MORTE, o TEMPO e o ESPAÇO são desafios para a Medicina, para a cultura e para a sociedade. Uma vez que seja bem administrado PROBLEMA do TEMPO ele nós fornecem uma opinião por meio dos resultados do seu uso. As caravanas, as viagens marítimas e as espaciais apontam horizontes diferentes do seu ponto de partida.
O PROBLEMA para Heidegger possui função contundente ao desestabilizar certezas caducas. Pata isto o filósofo evocou o ensinamento de Platão quando afirmou
...”pois é manifesto que estais de há muito familiarizados com o que pretendeis propriamente significar empregando a expressão ’ente’, que outrora acreditávamos certamente entender mas agora nos deixa perplexos” [1]. Heidegger conclui “Temos hoje uma resposta à pergunta sobre o que pretendemos significar propriamente com a palavra ‘ente’? De modo algum. Assim é preciso, pois, refazer a pergunta pelo sentido de ser. Estamos hoje ao menos perplexos por não entender a expressão ‘ser’ ? De modo algum”.
Evidente que é necessário também perguntar sobre “a capacidade do aprendiz em praticar uma autêntica ruptura epistêmica, estética e de vontade” para que o problema seja eficaz, tenha sentido e seja fecundo.
CERTEZA CADUCA
https://www.vagalume.com.br/jorge-drexler/noctiluca-traducao.html
CARTA a uma PROFESSORA – Escola de Barbiana
https://jarbas.wordpress.com/category/barbiana/
[1] - Platão, O Sofista 244ª ....dhlon gar wó umeiò men tauta (tí pote boulesde shmanein dpotan on jdegghse) palai gigwocete, hmeiò de pro tou men omeda,nun d hpo jhohcamen ...."
HEIDEGGER, Martin (1889-1979) .Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp – Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. Texto bilíngue, 1199 pp.30-31
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode