25/12/2020 07:51
A PROPORÇÃO HUMANA no PRESÉPIO de SÃO FRANCISCO
- A grande contribuição, para a civilização ocidental, de São Francisco de Assis foi reintroduzir no cristianismo a PROPORÇÃO HUMANA da DIVINDADE
- Reagia assim ao onipotente CRISTO PANTOCRATO BIZANTINO mitificado a quem todos deviam irrestrita obediência e dono do TRONO colocado no CENTRO do UNIVERSO.
- Reagia à abstração e a mitificação da DIVINDADE, concebida e cultuada em diversas expressões religiosas, como “AQUELE que É”.
- Este PRESÉPIO de São Francisco de Assis buscava a PROPORÇÂO HUMANA nas suas relações com a DIVINDADE, Esta concepção da DIVINDADE HUMANA abriu caminho na POLITICA, no PENSAMENTO e nas ARTES e em muitos outros campos da civilização ocidental.
- Nas ARTES a avalanche do RENASCIMENTO ITALIANO colocou a FIGURA HUMAMA no CENTRO de suas concepções estéticas.
- No PENSAMENTO o PRESÉPIO de São Francisco de Assis reabriu o mundo para a FILOSOFIA pensada e concebida por mentes humanas de todos os tempos.
- Na POLÍTICA deu impulso às pequenas repúblicas italianas moldadas na proporção dos seus cidadãos livres de reis, cortes e majestades perpétuas.
- No entanto os equívocos e as mãos da grosseira corrupção estavam à espera desta concepção. Da “” não tardou alguns tirarem conclusões absurdas e desproporcionais. Entre elas a vulgar concepção da TERRA como CENTRO do UNIVERSO, do SOL GIRANDO ao REDOR da TERRA e do HOMEM como SENHOR ABSOLUTO de TUDO.
- Na ARTE a divindade tornou-se humana e demasiadamente humana, juiz de todas as coisas e capaz de devastar o que lhe interessava possuir, dominar ou explorar.
- O equilíbrio é possível na frágil concepção de DEUS na manjedoura proposta por São Francisco de Assis. Presépio cercado de pessoas humanas, da natureza, das estrelas, dos minerais, dos vegetais e dos animas nas suas devidas proporções e lugares
IMAGEM
Greccio e o primeiro presépio de São Francisco de Assis (post-italy.com)
+
A origem do presépio - o primeiro presépio foi criando na Itália em 1223 (cancaonova.com)