O PESO da HISTÓRIA

23/06/2017 00:12

O PESO da HISTÓRIA.

 

Todas as grandes civilizações perecem debaixo do peso da sua própria história.

Entre tantos outro foi o destino melancólico  do Império Romano, Civilização romana que pereceu debaixo do acumulo das suas conquistas e as histórias contraditórias e extenuantes que não soube mais administrar internamente. Não adiantou o expediente do marketing e propaganda do “PÃO e CIRCO”. Os bárbaros, os hunos e os godos não levavam mais do que a história que cabia nas suas costas, ou sobre as patas dos seus cavalos ligeiros ou nos frágeis navios vikings.

    No contraditório sempre tivemos os jovens e ágeis lideres que sacam o espada e desatam aos golpes da lâmina  do PRESENTE  os enovelados “NÓS GORDOIS” com histórias ancestrais e sem coerência com o TEMPO atual.

Evidente que a ruptura epistêmica, moral e estética com as pesadas histórias pessoais ou coletivas  supõe suportes intelectuais, de vontade e de sentimentos e que não são naturais, dados por  APARENTES FACILIDADES e ESPERTEZAS e uma longa tradição. O jovem bárbaro. Alexandre -  recém convertido ao pesado Helenismo -  sucumbiu nesta tarefa aos 33 anos no ambiente da pesada história da Babilônia

O que é novo e inédito, em junho de 2017, é que a humanidade está diante de uma CIVILIZAÇÂO PLANETÀRIA enovelada por 180 nações soberanas onde cada uma possui a sua história, sua cor e sua ideologia própria. De mesma forma existem agora, mais excluídos, revoltados e aventureiros sem HISTÒRIA alguma do que as antigas províncias, estados, reinos e dioceses que compunham o IMPÉRIO ROMANO.  .  Estes aventureiros, revoltados e excluídos não tem nada a perder diante deste colosso da CIVILIZAÇÂO PLANETÀRIA que geme,  se esfalfa e esgota todas as suas energias para manter um HISTÓRIA GLOBAL e ÙNICA.

Um povo torna-se INDIGNO da HISTÓRIA quando ele não consegue carregar mais o PESO de SUA própria HISTÓRIA. 

 

O PESO DA HISTÒRIA BRASILEIRA

https://alexcastro.com.br/o-peso-da-historia-a-escravidao-e-as-cotas/

 

O PESO da HISTÒRIA LUSITANA

https://olhares.sapo.pt/o-peso-da-historia-trancoso-foto7811403.html

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22O_Peso_da_Hist%C3%B3ria%22_de_Pedro_Valdez_Cardoso.jpg

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203825840683892&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

 

 

 

 

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode