O PENSAMENTO NAUFRAGA na TENTAÇÂO do MÚLTIPLO

16/10/2020 06:37

a TENTAÇÂO do MÚLTIPLO  FAZ NAUFRAGAR o PENSAMENTO.

 

A multiplicidade e o peso de PROJETOS SIMULTÂNEOS, CONTRÁRIOS e DESCONEXOS, anulam-se e fazem naufragar o PENSAMENTO HUMANO. Duas forças contrárias e de igual potência, neutralizam-se.

Numerosas catástrofes resultam dos MAIS NOBRES e SUBLIMES DISCURSOS ÉTICOS que colidem frontalmente com INTERESSES INCONFESSÁVEIS.

O sábio Guimarães Rosa registrou este conflito - da tentação do múltiplo inerente ao ser humano –  quando publicou   (1963, p. 18..) ao:

“Querer o bem com demais força e com incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal por principiar. Esses homens! Todos puxavam o mundo para si, para concertar consertando. Mas cada um só vê e entende as coisas dum seu modo .

Um PROJETO  DIGNO, VERDADEIRO, BELO e COERENTE e por TEMPO indeterminado parte do autoconhecimento, dos seus limites e de suas reais competências. A tarefa prática de um PROJETO  DIGNO, VERDADEIRO e BELO consiste em ENCONTRAR estas competências, adequá-las aos limites sociais, econômicos, do tempo e do lugar.

  O ATLAS, sobrecarregado com o PESO da TERRA, certamente não tem outro PENSAMENTO além de sobrevier a este peso brutal e descomunal.

 

GUIMARÃES ROSA,  João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro : José Olympio, 1963, 571 p...

Duas forças iguais e contrárias se anulam

https://pt.khanacademy.org/computing/computer-programming/programming-natural-simulations/programming-forces/a/newtons-laws-of-motion

 

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/terceira-lei-newton.htm

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/terceira-lei-newton.htm

 

Imagem:  Wenzel FOLBERGER (?...+ 24.06.1915) ATLAS no prédio Correios e Telégrafos POA-RS

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo?fbid=1026391957809956&set=a.705103509938804

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode