O novo não é arte por se novo.
https://profciriosimon.blogspot.com/2011/03/isto-nao-e-arte-08.html
A MORTE da ARTE ocorre pela INTERRUPÇÃO ou CORTE com as circunstâncias nas quais o ARTISTA atua. Após algum tempo é possível conferir a morte pela falta dos SINAIS VITAIS da ARTE dos quais uma OBRA sempre é portadora. Com este desfecho ela é remetida ao mundo do TRABALHO, para a inutilidade e a obsolescência, senão ao museu como farsa, crime e horror
A desconexão entre quem faz e aquilo que ele produz, pode decorrer da inabilidade, desatenção ou onipotência daquele que se julga artista. Mas também pode ser imposta pelas circunstâncias culturais, pela falta ou excesso destes recursos, o que é mais comum. Num exemplo gritante de excesso de recursos é fornecida pela comparação e distinção entre o grau de civilização atingida pelo indígena pré-colombiano. Na comparação e distinção as obras produzidas pelos indígenas dos rudes desertos do Peru pendem a favor destes. Enquanto a produção dos indígenas - satisfeitos com a sua sorte nas dadivosas florestas e campos do Brasil - é rudimentar .
A indústria cultural e o artesanato, em geral, não alcançam a conexão - vital e coerente - entre “no que produz, e no que é produzido”. Ao tentar trabalhar de forma cega, heteronômica e desconectada, no âmbito da indústria cultural e do artesanato as forças vivas do campo das artes produzem apenas para o mundo do TRABALHO. Os produtos do artesanato rotineiro e da indústria cultural destinado à obsolescência carecem de alma própria. Alma - ou ânimo - que as vivificam e sustentam como obra de arte na ausência - física e pessoal - de quem os produziu.
O poder originário da arte emerge, para nossa atenção, quando se busca este ânimo, ou alma, da arte. Neste poder originário da arte os artistas primitivos possuem um papel na conexão entre “no que produz e no que é produzido”.
Convém: abrir e ler
https://profciriosimon.blogspot.com/2010/10/isto-nao-e-arte-01.html
para compreender os objetivos deste post.
Imagem ”CARAS” CRUIKDANK Georg 1792-1878 Monstruosidades 1818 b
ImagemB Yayoi Kusama's Polka Dotsas at Madame Tussants
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode