O MUNDO MENTAL e o EMPÍRICO

30/10/2017 00:05

SOMOS UNIVERSAIS na MEDIDA em que nos DAMOS CONTA dos NOSSOS LIMITES REGIONAIS  .

A CÉLULA VIVA distingue  a si mesma do seu meio ambiente externo. Esta distinção  é realizada  pela sua MEMBRANA  que a envolve, a protege e lhe permite trocas  seguras, eficazes e férteis  com o seu mundo externo.

Estas trocas - deste ENTE VIVO entre o INTERIOR e EXTERIOR - permitem perceber a maravilha que a VIDA, a sua REPRODUÇÂO (AUTOPOESIS)  e a sua PERPETUAÇÂO no TEMPO.

O intempestivo, desatento e apresado rompimento - destas  FRONTEIRAS. COMPETÊNCIAS e LIMITES - é o FINAL da CÉLULA VIVA. As PESSOAS,  as INSTITUIÇÕES e as  NAÇÕES possuem seus LIMITES, AMBRANGÊNCIA e FRONTEIRAS.

Em época de CULTURA PLANETÁRIA e em REDE pode parecer NATURAL e NECSSÀRIO desconsiderar, atropelar e romper com TODOS OS LIMITES .

No lado oposto. o planeta TERRA é algo minúsculo na ESCALA ASTRONÔMICA. Em compensação as maravilhas do planeta TERRA apenas são perceptíveis com a lupa, com a atenção centrada e com a PROPORÇÂO HUMANA.

Apesar de o CÉREBRO HUMANO FERVILHAR de IDÉIAS, de PROJETOS e ESPECULAÇÕES este MUNDO IDEAL não vai além dos limites do CRÂNEO HUANO. De outra parte  nenhum cidadão é politicamente maior do que o município no   qual vive e exerce os seus direitos. Impõe-se conhecer a  MEMBRANA  que a envolve o crâneo, respeitar as fronteiras que protegem nações e municípios  e que lhes permite trocas  seguras com o seu mundo externo e planetário.

MATURANA – CÈLULA VIVA -  MEMBRANA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Autopoiese

 

MACHADO de ASSIS, a VIDA e os SEUS LIMITES.

https://www.revistaprosaversoearte.com/teoria-do-medalhao-machado-de-assis/

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204338853828900&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode