O LUGAR do PENSADOR.
O papel do pensador é trabalhar a ideia ou a luz para os gregos. Rodin colocou pensador no topo do portal do inferno O pior equívoco do pensador é se levantar - de onde está - para se jogar na política militante. Esta tentação do pensador converte a luz em fogo e provoca catástrofes inimagináveis. Ao se jogar na política militante ele se converte em incendiário. Ao transformar a ideia em projetos, incendeia “as fogueiras das vaidades”, as piras ardentes dos “autos da fé” ou alimenta e justifica as labaredas que consumiram civilizações rivais ou sua própria cidade. Nietzsche previu esta catástrofe do pensador no seu texto ‘o futuro das nossas escolas[1]’. Previu também o remédio ao escrever (2000, p.27) o que se pode esperar do pensador:
“....espero do leitor três qualidades: 1) - deve ser tranquilo e ler sem pressa; 2) - não deve fazer intervir constantemente sua pessoa e a sua cultura, e 3) - não tem direito de esperar – quase como resultado – projetos”.
O pensador - ao descer do topo da porta do inferno - poderá ter a má ideia de libertar as chamas eternas do caos e acelerar a entropia universal incontrolável ao humanos.
INCÊNDIO de ROMA em 18.07. 64 A.D.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_inc%C3%AAndio_de_Roma
[1] - NIETZSCHE, Frederico Guillermo (1844-1900).Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Tusquets, 2000. 179 p.
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode