O ENTE no SER
As ARTES são um espelho, um documento e uma projeção direta de QUEM as PRODUZEM.
As ARTES desvelam diretamente o ENTE no modo de SER na OBRA produzida. Na OBRA AUTÊNTICA de ARTE não adianta escamotear, mentir ou apenas querer agradar.
Assim o alegre e divertido Carlos Antônio MANCUSO (1930-2010) consegue transforma um dia borrascoso numa esplêndida aquarela na qual capta não só os tons da paisagem, mas todas as vibrações da alegria de ele poder manejar as aguadas, selecionar matizes e forma coerente com o seu MODO de SER no MUNDO.
Ele conseguiu transformar as ruinas do Theatro São Pedro num lugar onde todos se sentem acolhidos, estimulados e atentos ao que se passa no palco.
São ENTES desta natureza que possuem a competência de gerar símbolos visuais e materiais nos quais a maioria da população se identifique.
Uma OBRA é ARTE, não só por que ela é INTELECTUAL, DESLEIXADA, RANCOROSA ou DEPRESSIVA. A recepção de obras desta natureza acontece por que agradam e satisfazem o REPERTÓRIO de pessoas DEPRESSIVAS, RANCOROSAS, DESLEIXADAS ou INTELECTUAIS.
Cabe sempre avisar de que a ARTE ESTÁ EM QUEM a PRODUZ onde se incluem, também, ENTES ALEGRES, de ALTO ASTRAL, EXTROVERTIDOS e SOCIÁVEIS.
Assim o ENTE de uma CIVILIZAÇÕES e a sua ARTE podem SER positivos, esperançosos, fraternos e livres. As OBRAS de ARTE são os documentos, os índices e as expressões sensíveis destas CIVILIZAÇÕES. Porém NÃO ADIANTA apenas querer agradar, escamotear ou mentir: o ENTE está no SER.
Imagem:
https://profciriosimon.blogspot.com/2018/09/244-estudos-de-arte.html
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205520373926164&set=a.3584675712991&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode