O ENTE no SER

11/09/2018 00:43

O ENTE no SER

As ARTES são um espelho, um documento e uma projeção direta de QUEM as PRODUZEM.

 As ARTES desvelam diretamente o  ENTE no modo de SER na OBRA produzida. Na OBRA  AUTÊNTICA de ARTE não adianta escamotear, mentir ou apenas querer agradar.

Assim o alegre e divertido Carlos Antônio MANCUSO (1930-2010) consegue transforma um dia borrascoso numa esplêndida aquarela na qual capta não só os tons da paisagem, mas todas as vibrações da alegria de ele poder manejar as aguadas, selecionar matizes e forma coerente com o seu MODO de SER no MUNDO.

Ele  conseguiu transformar as ruinas do Theatro São Pedro num lugar onde todos se sentem acolhidos, estimulados e atentos ao que se passa no palco.

São ENTES desta natureza que possuem a competência de gerar símbolos visuais  e materiais nos quais a maioria da população se identifique.

Uma OBRA é ARTE, não só por que ela é INTELECTUAL, DESLEIXADA,  RANCOROSA ou DEPRESSIVA. A recepção de obras desta natureza acontece  por que agradam e satisfazem o REPERTÓRIO de pessoas DEPRESSIVAS, RANCOROSAS, DESLEIXADAS ou INTELECTUAIS.

Cabe sempre avisar de que a ARTE ESTÁ EM QUEM a PRODUZ onde se incluem, também,  ENTES ALEGRES, de ALTO ASTRAL, EXTROVERTIDOS e SOCIÁVEIS.  

Assim o ENTE de  uma CIVILIZAÇÕES e a sua ARTE podem SER positivos, esperançosos, fraternos e livres. As OBRAS de ARTE são os documentos, os índices e as expressões sensíveis destas CIVILIZAÇÕES. Porém NÃO ADIANTA apenas querer agradar, escamotear ou mentir: o ENTE está no SER.

 

Imagem:

https://profciriosimon.blogspot.com/2018/09/244-estudos-de-arte.html

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205520373926164&set=a.3584675712991&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode