O ARTISTA como TRANSGRESSOR.
O mestre Ado Malagoli afirmava: ” imponham ao artista um LEI, ele fará exatamente o contrário e ele produzirá uma OBRA de ARTE”
No seu desafio tanto às LEIS naturais como às humanas supõe-se no ARTISTA TRANSGRESSOR conhecimento, competência e maestria. Na ponte, que o engenheiro denomina “OBRA de ARTE”, existe, neste desafio profundo conhecimento das LEIS da FÌSICA, como a escolha competente dos materiais, a maestria de coloca-las no lugar adequada no tempo devido e na função precisa.
Nas LEIS humanas o ARTISTA TRANSGRESSOR domina o conhecimento, a competência e a maestria desafia o TABU para TRANFORMÁ-LO em TOTEM socialmente aceito. O artista acumula conhecimento das LEIS do GOVERNO e os seus limites descritos por Platão na sua REPÙBLICA (1985, p.84) de que “cada governo estabelece as leis para a sua própria vantagem: a democracia leis democráticas, a tirania leis tirânicas e os outros procedem do mesmo modo; estabelecidas estas leis, declaram justa, para os governados, esta vantagem própria e punem quem transgrida como violador da lei e culpado de injustiça”, Na sua competência o ARTISTA TRANSGRESSOR sabe que sua OBRA de ARTE irá permanecer na medida que ela for portadora de um pensamento que lhe abrirá as portas do futuro. Na sua maestria o ARTISTA TRANSGRESSOR confere - para a sua OBRA de ARTE - um suporte material mínimo para ser portador de uma mensagem universal, única e civilizadora.
Caso A LEI SEJA um PROBLEMA o artista aprendeu com o filósofo Aristóteles (Tópicos I – 11) de “que uma tese também constitui um problema, é evidente: pois a grande maioria dos homens discorda dos filósofos no tocante à tese, ou uma ou a outra classe está em desacordo consigo mesma, já que a tese é uma suposição em conflito com a opinião geral”.
A criatura humana estaria ainda fazendo os pictogramas - no conforto de sua caverna primitiva - caso não tivesse se aventurado, como o ARTISTA que TRANSGRIDE a TESTA os limites da segurança da sua caverna natural e social.
PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg 1º volume . São Paulo : Difusão Européia do Livro, - 1985 - 238 p.
https://pt.scribd.com/doc/36631268/A-Republica-Platao-Vol-I
Imagem:
A CAVERNA de PLATÂO e os condicionados em NÂO QUERE MUDAR..
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode