A NOBREZA e os PLEBEUS
https://naofoinogrito.blogspot.com/2020/12/204-nao-foi-no-grito.html
O conflito entre aqueles que QUEREM MANDAR e aqueles que NÂO QUEREM OBEDECER tomou as mais variadas configurações, pretextos e ideologias.
Na REPÚBLICA ROMANA, após a abolição do REINO dos reis etruscos, este conflito entre QUEM MANDA e QUEM NÂO QUER OBEDECER, tomou a forma do confronto entre PATRÍCIOS e a PLEBE. A REVOLUÇÃO FRANESA, após guilhotinar 5.000 nobres e cortar a cabeça do rei e da rainha, deu lugar ao plebeu BONAPARTE proclamar-se IMPERADOR para confrontar as esquálidas forças das casas reais e aparentemente extirpar a NOBREZA do trono e do mando. O POPULISMO após colocar no MANDA da NAÇÂO um FÜHRER, um DUCE ou um MITO FABRICADO percebeu o mau caminho andado.
O conflito entre DIREITA e ESQURERDA reaviva os confrontos da REVOLUÇÃO FRANCESA para DECIDIR qual dos BANDOS que irá MANDAR.
Na síntese de Machado de Assis “AO VENCEDOR as BATATAS”, evidencia o sentido PATRIMONIALISTA presente neste conflito. Conflito que busca apoiar as suas forças no ACÙMULO e na competência de dar destino aos vencidos. Vencidos aos quais os Romanos bradavam: “VÆ VICTIS” ou “AI dos VENCIDOS””.
As circunstâncias, desse conflito, mudam conforme a infraestrutura agrícola das “BATATAS”, do controle de produto das “MAQUINAS” e recentemente o domínio e o controle dos produtos e ambientes cibernéticos onde operam os “ROBÔS”.
VÆ VICTIS
Vae victis – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Um PROJETO para uma NAÇÂO na ERA INDUSTRIAL in blog “NÃO FOI NO GRITO” postagem nº 204 https://naofoinogrito.blogspot.com/2020/12/204-nao-foi-no-grito.html
FACE BOO
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1069919953457156&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode