¿ A NAÇÃO determina o ESTADO que ELA QUER ?
Toda vez que um ESTADO determina a NAÇÃO o que ELE QUER: é o índice acabado do TOTALITARIMO do COLONIALISMO e da SERVIDÃO.
É verdade que a ONEROSA, a DIFICIL e a PROLONGADA construção de uma NAÇÂO é BARATEADA, é FACILITADA e é ABREVIADA pela intervenção do ESTADO. No entanto desta intervenção só resultam TAPUMES, MALOCAS e GENTE EXCLUIDA senão INCINERADA em FORNOS CREMATÓRIOS.
Um ESTADO interventor na NAÇÃO ignora e odeia a condição para a democracia expressa por Mary Follet (apud CARVALHO, 1979, p.60)
“só teremos democracia verdadeira quando os jovens não mais forem doutrinados, mas formados no caráter da democracia. Portanto o meu dever como cidadão não se esgotou naquilo que trago para o Estado. Meu teste como cidadão é quão plenamente o todo é expresso em mim ou através de mim”.
A verdade é que a construção de uma NAÇÃO é ONEROSA, a DIFICIL e a PROLONGADA só pode ser realizada por uma EDUCAÇÃO CARA, TRABALHOSA e LENTA.
TODA ESCOLHA é uma PERDA. Mas é preferível sacrificar um ESTADO interventor da NAÇÃO do que uma NAÇÃO INTEIRA, o seu FUTURO e a sua IDENTIDADE.
CARVALHO, Maria Lúcia R.D. Escola e Democracia. Subsídios para Um Modelo de Administração segundo as Ideias de M.P. Follet. São Paulo: E.P.U. Campinas, 1979. 102p.
SISTELOES e DIASTOLES
https://www.theeagleview.com.br/2017/12/a-volta-do-pendulo-hora-do-retorno-ao.html
Noções BÀSICAS ESTADO x NAÇÂO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado-nação
Imagem https://www.theeagleview.com.br/2017/04/estado-sitiado-nacao-sitiada.html
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode