MUSEU DE ARTE

18/03/2019 08:36

  MUSEU de ARTE: o MENOR INVESTIMENTO com o MAIOR RETORNO.

 

O   INVESTIMENTO em um MUSEU de ARTE É o MENOR de TODOS e com o RETORNO MAIOR e por TEMPO INDETERMINADO.  Esta constatação torna-se cada vez mais evidente e praticada nos países e nas instituições no âmbito da ÉPOCA PÓS-INDUSTRIAL. Estados como EGITO, GRÉCIA, ITÁLIA, VATICANO, FRANÇA e tantos outros possuem nos seus MUSEUS de ARTE atrativos que fazem girar os mais inesperados retornos mesmo financeiros.

No entanto o PATRIMONIALISMO e apenas um dos RETORNOS do INVESTIMENTO em um MUSEU de ARTE   O INVESTIMENTO num MUSEU de ARTE é, de fato, um INVESTIMENTO ESTATAL num PROJETO CIVILIZATÓRIO COMPENSADOR da VIOLÊNCIA que ESTADO É  COMPELIDO a USAR por DELEGAÇÂO dos CIDADÃO AVULSOS que não querem FAZER JUSTIÇA COM A PRÓPRIAS MÃOS.

  Em termos práticos permanece o dilema do NVESTIMENTO num MUSEU de ARTE ou na APARELHAMENTO REPRESSIVO do SISTEMA PRISIONAL. Este certamente não possui retorno FINANCEIRO ALGUM

A ARTE POSSUI a SINGULARIDADE de BROTAR tanto para o BEM como para o MAL. Assim o papel pedagógico e formativo de apontar, possibilitar e evidenciar o enorme benefício de orientar as energias do indivíduo e da coletividade na direção da ARTE SOCIALMENTE ACEITA.  Um MUSEU de ARTE é uma AFIRMAÇÂO CONCRETA e JUBILOSA da  ARTE SOCIALMENTE ACEITA por TEMPO INDETERMINADO e COMO VALOR UNIVERSAL.

No contraditório, desta mesma esperança, cabe o grão de sal de que o retorno - deste   INVESTIMENTO em um MUSEU de ARTE - depende do modo de fazer isto. Por enquanto as intrigas, as futilidades, a crônica policial e os esportes ocupam espaços da mídia que evidenciam que a ARTE ocupa um lugar miserável e vergonhoso na ordem das prioridades sociais, econômicas e políticas.

 

MARQUES dos SANTOS, Afonso Carlos (1950-2004) «A Academia Imperial de Belas Artes e o projeto   Civilizatório do Império»  in  180 anos de Escola de Belas Artes Anais do Seminário EBA 180. Rio de Janeiro : UFRJ, 1997, pp. 127/146.

https://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/afonso-carlos-marques-dos-santos-um-homem-do-seu-tempo-por-ele-mesmo/

300 euros para visitor uma parte do Museu Vaticano

https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/kunst/nikolinische-kapelle-im-vatikan-16077504.html

 

AUTONOMIA do MUSEU da CARICATURA de FRANKFURT

https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/kunst/das-frankfurter-caricatura-museum-wird-selbstaendig-16086370.html

Museu LOUVRE ABU DHABI

https://casaclaudia.abril.com.br/arquitetura/louvre-abu-dhabi-de-jean-nouvel-e-inaugurado-nos-emirados-arabes/

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=618304921951997&set=p.618304921951997&type=3&theater

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode