Alguns MESTRES das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL no
CONTEXTO da ERA INDUSTRIAL.
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/098-isto-e-arte.html
A REVOLUÇÂO FRANCESA foi uma das expressões da PRIMEIRA ERA INDUSTRIAL. Considera-se, aqui, como um ponto de partida de um novo conceito e das prática das ARTES. O BRASIL recebeu a MISSÂO ARTÍSTICA FRANCESA. Esta foi mentora da criação da ESCOLA REAL de CIÊNCIAS, ARTES e OFICIOS do Rio de Janeiro. Neste projeto o mentor, desta MISSÃO, JOAQUIM LE BRETON, pretendia instalar os PRIMORDIOS e trazer os PROFISSIONAIS para iniciar a ERA INDUSTRIAL no BRASIL. Foi possível introduzir a ARTE como POLITICA do ESTADO NACIONAL BRASILEIRO, no dia 12 de agosto de 1816 (DIA da ARTE no BRASIL) .
O sul-rio-grandense Manuel Araújo Porto-alegre tentou resgatar o projeto original de JOAQUIM LE BRETON quando foi o 1º brasileiro a dirigir a IMPERIAL ACADEMIA de BELAS ARTES (IABA). Porém esta tinha se tornado apenas uma repartição burocrática do Estado Brasileiro. Por esta razão a ARTE - ali professada e produzida - era desqualificada como ACADÊMICA.
Com o REGIME REPUBLICANO surgiu, no Rio Grande do Sul, uma instituição de Arte identificada com este regime. Os MESTRES que por ali transitavam produziam sua arte fora desta instituição. Mais identificados com as circunstâncias da ERA INDUSTRIAL- do que com uma repartição burocrática do Estado – estes MESTRES tornaram-se orientadores éticos dos seus estudantes. Para tanto os preparavam para carreiras individuais sem lhes impor a sua estética ou opções de vida.
Entre estes MESTRES se destacam os nomes de alguns cuja memória (MARCA) continua sendo cultivada com mais intensidade.
Assim divide-se esta comunicação disponível em meio eletrônico em:
*01 – Missão Artística Francesa. - *02 - ORIGEM do IA-UFRGS. * 03 - 100 anos do DAV-IA-UFRGS. *04 - Miro GASPARELLO. * 05 - Pedro Weingärtner. * 06 -Oscar BOEIRA. * 07 - Francisco BELLANCA. * 08 - Francis PELICHEK. *09 LIBINDO FERRÁS. * 10 - ÂNGELO GUIDO. * 11- FERNANDO CORONA. *12 - Cristina BALBÃO. * 13 - TASSO CORRÊA. * 14 - Marianita LINCK. *15 - Plínio BERNHARDT * 16 - ALDO LOCATELLI *17 - ADO MALAGOLI *18- VASCO PRADO. *19 - TESES de DOCENTES do IBA-RS. *20 -Iº Fórum de DIRIGENTES das Instituições Superiores de Artes do RS.
As Artes Visuais praticadas no Rio Grande do Sul vivem, no presente, a ÉPOCA PÓS-INDUSTRIAL. Considera-se como outra circunstancia e diferente da ERA INDUSTRIAL. Os seus atuais MESTRES possuem outros projetos coerentes com o novo tempo, sociedade e lugar.
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE