MEIO e MENSAGEM.
A afirmação de McLuhan de que o “MEIO é a MENSAGEM” pode ser estendida para o “MEDIADOR é a MENSAGEM”. A eficácia e a força de um MEDIADOR mede-se pela sua competência em expressar em si mesmo o conjunto de conhecimentos, de vontade e de sensibilidade de cada um dos componentes do seu grupo de liderados a quem dirige a uma nova mensagem coletiva e singular.
A força e a competência de líder são provenientes da FONTE ou da ORIGEM do PODER de um grupo ou nação de seguidores. O líder sintetiza, encarna e confere em si mesmo uma forma legível e coerente do pensamento, da vontade e dos sentimentos de cada um dos seus liderados. Ele conhece, quer e percebe em permanente interação com a FONTE ou da ORIGEM do seu PODER.
Um mediador se corrompe, trai, torna-se perigoso e inútil na medida em que ele confunde a sua pessoa com os meios de sua comunicação. Trai o conteúdo da mensagem e estanca a comunicação sem que ele continue a circular.
O autêntico MEDIADOR em ARTE recorre à MAIÊUTICA SOCRATICA para saber a VERDADE, o PODER e a BELEZA inerente a cada um dos componentes do seu grupo de liderados. Na prática MAIÊUTICA SOCRATICA ele encontra as potencialidades do seu interlocutor. As vezes encontra estas potencialidades sob entulhos ou latente e com potencial de germinar e nascer.
Ao distinguir INFORMA de COMUNICAR o MEDIADOR sabe que na COMUNICAÇAO é necessário COLOCAR ALGO em COMUM. Ao contrário a INFORMAÇÂO gera processos lineares e unívocos, dispensando FEED-BACK ao estilo dos ditadores, tiranos e monocráticos que centralizam em si mesmos a fonte de toda a VERDADE, PODER e BELEZA. Ditadores, tiranos e monocráticos que perdem a capacidade de expressar em si mesmo o que cada um do conjunto do grupo sabe, quer e sente.
McLuhan( 1911-1980) – o MEIO é a MENSAGEM
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_meio_%C3%A9_a_mensagem
EUROPA 2015: líder bambolê
https://berberian.blog.lemonde.fr/2015/04/06/sauver-leurope/
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode