O PROBLEMA INTEIRO do BRASILEIRO é a sua MEIA CULTURA
O PROBLEMA do BRASILEIRO não É nem a SAÚVA e nem É a SAÚDE Ambos estes pseudo PROBLEMAS possuem uma SOLUÇÂO na medida de uma CULTURA coerente com o seu LUGAR, seu TEMPO e a sua SOCIEDAE
O folclorista Paixão Cortes já havia identificado esta MEIA CULTURA do BRASILEIRO RESULTANTE de HÀBITOS ANCESTRAIS quando afirmou ( 1984 p.7) que "O brasileiro fala muito, documenta pouco, analisa menos e conclui definitivamente, a sua moda, na hora que interessa.”
No entanto estes hábitos ancestrais possuem raízes profundas. Um deles é que CULTURA é CONFUNDIDA com COMÉRCIO, PATRIMONIALISMO e ACUMULAÇÃO de bens físicos e simbólicos. Outro hábito de meia cultura já foi descrito na empáfia dos romanos depois de subjugar o mundo mediterrâneo pelo seu gladio. Escrevia SÊNECA em “Da tranquilidade do ânimo”, p. 08, que
“Penso que muitos poderiam ter atingido a sabedoria, se não se tivessem imaginado ter chegado até ela, se não se tivessem fingido certas coisas em si mesmos, se não passassem por outras com os olhos fechados”
Impressiona a capacidade de o BRASILEIRO chegar a uma conclusão definitiva e da qual não arreda pé mesmo das mais absolutas evidências em contrário. Ou então selecionar qualquer índice de um problema, generalizar, distorcer e encontrar uma SOLUÇÃO FAVORÁVEL aos seus INTERESSES.
De outra parte poucas esperanças existem para a vigência plena da CULTURA, enquanto 92% dos brasileiros depender da solução das suas necessidades básicas.
PAIXÃO CORTES, João Carlos. Aspectos da música e fonografias gaúchas. Porto Alegre: Repressom 1984 117p.
SÊNECA Da tranqüilidade do ânimo, p. 08
https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6773
MEIA CULTURA SOB o VIÉS ECONÔMICO
Imagem
92% da população brasileira nunca foi a um MUSEU de ARTE
https://www.contextoonline.com/o-acesso-aos-bens-culturais-pela-sociedade-brasileira-do-seculo-xxi/
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=870281526754334&set=a.705103509938804&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode