MAIÊUTICA

20/02/2015 06:05

A LIÇÃO de SÓCRATES.

Sócrates afirmou que “SABIA que NADA SABIA”. Vai um abismo  concluir desta lição que Sócrates era um idiota.

Sócrates (469 a.C – 399 a.C) estava consciente de sua origem, da sua natureza e do seu futuro a partir dos seus limites e das suas competências.

Não escreveu e nem arregimentou prosélitos fanáticos e portadores de um pensamento único e linear. De sua companhia saíram as mais variadas personalidades, academias e escolas que tomaram MAIÊUTICA de Sócrates como lema e norte no seu agir. Norte  sem que o mestre tenha dito o que era MAIÊUTICA e nem imposto isto como método, paradigma o doutrina. Aderia à MAIÊUTICA de Sócrates quem deliberasse e decidisse e sem mediadores, atravessadores ou sacerdotes de seus ensinamentos. Aqueles que o seguiram sabiam da vigilância e da arrogância daqueles que defendiam as VERDADES FABRICADAS e CADUCAS

Sócrates foi condenado à morte pelos seus contemporâneos, reunidos em conselho, nada fez em defesa própria ou tratou de se desdizer, pedir perdão pelo havia dito e ensinado a quem o quisesse escutar.

Sócrates foi condenado à morte por fazer pensar os jovens e libertá-los da opressão das VERDADES FABRICADAS e CADUCAS.

Sócrates foi  condenado à morte por aqueles que temiam perder o comando do rebanho que rumava perigosamente para o matadouro coletivo.

Sócrates foi condenado à morte por aqueles cujo único objetivo era continuar a usufruir as benesses e a proteção do poder que estava em suas próprias mãos.

 

SOCRATES

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates

 

MAIÊUTICA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mai%C3%AAutica

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode