23.06.2019
LIMITES & FRONTEIRAS
A AUTONOMIA pode ser concebida como algo que possui COMPETÊNCIAS e LIMITES. A AUTONOMIA de uma AERONAVE depende do COMBUSTIVEL. A AUTONOMIA de um ESTADO possui os seus LIMITES nas suas FRONTEIRAS
Estes LIMITES tolhem e condicionam a liberdade de interver em campo ALHEIO. Porém na direção contrária estes mesmos LIMITES são FRONTEIRAS que demarcam o território e que impedem que um OUTRO campo a INVADA as COMPETÊNCIAS resguardadas por esta membrana física, legal ou contratual
A sadia dialética deste trânsito, entre competências, é algo aprendido e no final constitui o núcleo de uma cultura e uma civilização.
A capacidade de expressar e praticar esta INTERAÇÂO entre o INTERNO e o EXTERNO, entre o PRÓPRIO e o ALHEIO, é um dos pilares da DEMOCRACIA..
Este pilar cumpre sua função na medida da sua capacidade de internalizar competências e limites e expressá- las em si mesmo. Para Mary Follet (apud CARVALHO, 1979, p.60) esta é a essência da educação para a vida democrática:
“só teremos democracia verdadeira quando os jovens não mais forem doutrinados, mas formados no caráter da democracia. Portanto o meu dever como cidadão não se esgotou naquilo que trago para o Estado. Meu teste como cidadão é quão plenamente o todo é expresso em mim ou através de mim”.
CARVALHO, Maria Lúcia R.D. Escola e Democracia. Subsídios para Um Modelo de Administração segundo as Idéias de M.P. Follet. São Paulo: E.P.U. Campinas, 1979. 102p.
O cidadão - munido desta capacidade - sabe distinguir o espaço publico daquele que lhe compete temporariamente, respeita os limites e as fronteiras naturais e artificiais
Os LIMITES são FRONTEIRAS
DISTINÇAO entre FRONTEIRA e LIMITE
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1193584687757348&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode