LIMITES & FRONTEIRAS

23/06/2021 09:18

23.06.2019

LIMITES & FRONTEIRAS

 

A AUTONOMIA pode ser concebida como algo que possui COMPETÊNCIAS e LIMITES. A AUTONOMIA de uma AERONAVE depende do COMBUSTIVEL. A AUTONOMIA de um ESTADO possui os seus LIMITES nas suas FRONTEIRAS

Estes LIMITES tolhem e condicionam a liberdade de interver em campo ALHEIO. Porém na direção contrária estes mesmos LIMITES são FRONTEIRAS que demarcam o  território e que impedem que um OUTRO campo a  INVADA as COMPETÊNCIAS resguardadas por esta membrana física, legal ou contratual

A sadia dialética deste trânsito, entre competências, é algo aprendido e no final constitui o núcleo de uma cultura e uma civilização.

A capacidade de expressar e praticar esta INTERAÇÂO entre o INTERNO e o EXTERNO, entre o PRÓPRIO e o ALHEIO, é um dos pilares da DEMOCRACIA..

Este pilar cumpre sua função na medida  da sua capacidade de internalizar competências e limites e expressá- las em si mesmo.  Para Mary Follet (apud CARVALHO, 1979, p.60)  esta é a essência  da educação para a vida democrática:

só teremos democracia verdadeira quando os jovens não mais forem doutrinados, mas formados no caráter da democracia. Portanto o meu dever como cidadão não se esgotou naquilo que trago para o Estado. Meu teste como cidadão é quão plenamente o todo é expresso em mim ou através de mim.

 

CARVALHO, Maria Lúcia R.D.  Escola e Democracia. Subsídios para Um Modelo de Administração segundo as Idéias de M.P. Follet.  São Paulo: E.P.U. Campinas, 1979. 102p.

O cidadão -  munido desta capacidade - sabe distinguir o espaço publico daquele que lhe compete temporariamente,  respeita os limites e as fronteiras naturais e artificiais

Os LIMITES são FRONTEIRAS

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/fronteiras-brasileiras-os-limites-do-nosso-territorio.htm

 

DISTINÇAO entre FRONTEIRA e LIMITE

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1193584687757348&set=a.705103509938804

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode