LIBERDADE e CRIME

24/09/2017 03:46

O CRIMINOSO também busca a LIBERDADE. 

 

Na medida em que o romano introduziu o conceituou “LIBERDADE” como a “competência e o direito de se reproduzir” os criminosos - de toda espécie, épocas e graus -  usam, também, esta mesma “competência de se reproduzir” com  objetivo  de libertar as suas mãos delinquentes, as suas mentes distorcidas e os seus meios espúrios.

Assim  pessoas - com as maiores competências, credibilidade e audiência - podem realizar os seus discursos e suas narrativas com o tema da LIBERDADE, da DEMOCRACIA, SEGURANÇA ou da ARTE. No entanto estas narrativas e discursos são, ao mesmo tempo, podem carregar interesses subliminares dos quais o próprio emissor não está consciente.

Interesses subliminares como o simples ultrapassar os seus próprios limites que estragam as melhores intenções e projetos. Para estes, João GUIMARÃES ROSA argumenta em Grande Sertão: Veredas (1963: 18) “querer o bem com demais força e de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal por principiar. Esses homens ! Todos puxavam o mundo para si, para concertar consertando. Mas cada um só vê e entende as coisas dum seu modo .

 Os imprudentes podem estar jogando, pela janela, o bebê junto com a água suja. Fazem isto movido pela simples e rotineira seleção daquilo que eles julgam melhor, mais adequado ao seu repertório. Passam no liquidificador,  aquilo que os seus interesses escolham, coam no seu filtro mental e jogam fora o que consideram descartável.

 Numa leitura atenta poucas narrativas escapam deste filtro, liquidificador e escolha apressada. Narrativas com base em falso problema, de hipóteses irrelevantes e de estratégias que nada tem a ver com aquilo que dizem querer resolver. Assim a SEGURANÇA pode eliminar VOCÊ, a qualquer momento e pretexto. Pretexto, por exemplo, por achar que VOCÊ é INSEGURO e representar uma AMEAÇA CONCRETA à sua LIBERDADE de ser, ir e vir.

GUIMARÃES ROSA,  João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963

SEGURANÇA - DINHEIRO – SEXO.

https://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1897485-rede-social-promove-troca-de-afeto-por-graduacao

PAPEL ACEITA TUDO

https://fugadasvay.wordpress.com/propaganda-caracteristica-de-la-epoca-del-nazismo/poster9/

MUNDO DIGITAL e CRIME

https://www.socialistamorena.com.br/10-versoes-hereges-para-jesus-liberdade-de-pensamento-e-a-neo-inquisicao-virtual/

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/quando-a-liberdade-de-expressao-na-internet-vira-crime-5909.html

 https://joaquimdepaula.com.br/index.php/2009/06/minha-casa-minha-vida/

Imagem: https://planosinfin.com/la-eterna-lucha/

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204217407152809&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode