JORNAL

25/01/2015 07:43

A IMPRENSA como CONSTRUÇÃO ARTIFICIAL.

https://naofoinogrito.blogspot.com.br/2015/01/112-nao-foi-no-grito.html

 

A IMPRENSA, O JORNALISMO e os MEIOS de COMUNICAÇÂO são CONSTRUÇÔES artificiais de uma determinada CIVILIZAÇÃO. Uma CIVILIZAÇÂO resulta de uma série encadeada de escolhas e das suas respectivas perdas (WELTGEIST). Enquanto isto a NATUREZA continua a seguir a lógica implacável indiferente às FORTUNAS e CATÁSTROFES das CIVILIZAÇÕES humanas.

As CONSTRUÇÔES dos MEIOS de COMUNICAÇÂO, do JORNALISMO e da IMPRENSA evoluem tanto no CONTEÙDO como na FORMA. Passou pela FORMA do suporte oral, artesanal industrial e hoje pós-industrial. FORMATA os CONTEÚDOS e os transformam em índices mais ou menos efêmeros diante das dimensões do TEMPO (ZEITGEIST). Índice do grau e da complexidade de um determinado grupo humano (VOLKSGEIST) das suas escolhas, da distância da Natureza, fortuna e desgraças do projeto humano que lhe dá suporte conceitual.

Um texto da década -  anterior à soberania brasileira e escrito e impresso em Londres – fornece índices das escolhas, dos projetos e entraves e preços do exercício do jornalismo em janeiro de 1815. Este texto evidencia a Natureza que o regime colonial estava impondo. Evidencia as intrigas que gerava qualquer expressão de mudança e  visão. Nas entrelinhas mostrava  o pedágio que cobrava daquele que tinha mentalidade diferente da colonial e que a fazia circular um novo paradigma.

 

Leitura  “SEMIÓTICA SOCIAL da IMPRENSA BRASILEIRA

https://www.poder-originario.com/news/branqueamento-da-raça/

SALA de REDAÇÂO do JORNAL

https://pt.slideshare.net/claudiotoldo/sala-de-redao-presentation

 

Roland BARTHES (1915-1980): a VIDA e a PALAVRA

https://www.lemonde.fr/livres/video/2015/01/23/roland-barthes-continue-a-veiller-sur-nous_4562580_3260.html

https://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/roland-barthes-e-o-prazer-da-palavra/

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode