INSTALAÇÃO NÃO é CENÁRIO de ÓPERA
Existe distinção entre CENÁRIO de ÓPERA e uma INSTALAÇÃO ARTÍSTICA. Num CENÁIO de ÓPERA, ou para um filme de FAROESTE NORTE_AMERICANO, o seu criador encontra-se na heteronomia de diretores, atores e músicos que merecem toda a atenção no desempenho dos seus papeis.
O artista visual necessita toda a liberdade e autonomia na direção de um Marcel DUCHAMP um referência permanente em INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS. Nelas é o artista que estabelece a sua verdade, vontade e sentimento único. Nelas ele conduz o projeto no qual EXPRESSA o seu ENTE e o seu modo de SER.
Nas INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS permanece este projeto, a ideia original e que é reproduzível fisicamente a partir do pensamento do seu autor. Um cenário está marcado não só pela obsolescência imediata, mas pela vontade, inteligência e sentimentos alheios que não possuem o sentido de sua preservação. O CENÀRIO é TRABALHO, uma INSTALAÇÃO é OBRA . O TRABALHO é para ser CONSUMIDO, a OBRA cresce de sentido na passagem do tempo no qual acrescenta os sentidos e sentimentos dos seus observadores e estudiosos.
Evidente que não basta imaginar-se fazendo INSTALAÇÔES que se pensam serem OBRAS de ARTE, quando não passam de TRALHOS DESCARTÀEIS. O passar do tempo irá revelar a ORIGINALIDADE de uma OBRA de ARTE. Irá pôr a prova a sua COERÊNCIA entre pensamento e seu suporte físico bem como se ela consegue carregar no seu MÍNIMO MATERIAL o MÀXIMO da sua SOCIRDADE, seu TEMPO e do seu LOCAL de ORIGEM.
NOT VITAL
https://notvital.com/en/studio
Uma capela remota de NOT VITAL nas Filipinas
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1069207510195067&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode