A precipitação, o surpreender os outros e a pressa do fazer sempre foram maus conselheiros. Uma ação coerente e eficaz supõe sempre um contrato nítido e certo dos custos e benefícios antes, durante e depois da parte de todos os envolvidos. Mediadores autênticos e tutelares legítimos possuem não só convicções, ideologias e projetos. Por mais esclarecidos que pareçam, eles sempre são limitados não só aos seus portadores, como para a época, o lugar e cultura vigente naquele instante. Guimarães Rosa escrevia (1963, p. 18):
“Querer o bem com demais força e de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal por principiar. Esses homens ! Todos puxavam o mundo para si, para concertar consertando. Mas cada um só vê e entende as coisas dum seu modo” .Guimarães Rosa
Ao distinguir o FAZER do AGIR é necessário insistir que ANTES da IMPLANTAÇAO “URBI et ORBE” de QUALQUER PROJETO ele necessita da EXPERIMENTAÇAO ou da IMPLEMENTAÇAO em PEQUENA ESCALA como fez a própria Roma antes de se lançar na conquista de todo o mundo conhecido. Há necessidade permanente do retorno para a ORIGEM do seu PODER apesar da conquista física de todo o mundo conhecido.
GUIMARAES ROSA
GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Sert%C3%A3o:_Veredas
A HISTORIA INTEIRA
Um JORNAL de TRÊS SECULOS AGORA SO no ESPAÇO NUMERICO DIGITAL
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode