GOVERNADORES, ÀS FAVAS

08/04/2020 07:42

Os GOVERNADORES, às FAVAS !

Certamente cabem duvidas se “A REPETIÇÃO É MÃE da CIÊNCIA”  em especial diante de certas  mentes blindadas, a REPETIÇÃO seve apenas para aumentar a blindagem mental.

 

Basta abrir  CORREIO BRAZILIENSE VOL. XXIV. N\ 143. 3 H  abril de 1820  que está disponível na íntegra em diversas plataformas digitai. 

 Ali e possível ler nas refiexoens sobre as novidades deste mez de abril de 1820 é pssivel ler. Miscellanea entre as pp.418-427 e comparar as MUDANÇAS no BRASIL em abril de 1820 e de 2020.

 

“não se podem fazer de um dia para o outro planos de alterações essenciais, no Governo de uma Nação”.

¿ Tem-se augmentado as despezas da agricultura, pela dificuldade dos transportes ? Concertem-se as estradas, e cuide-se dos canaes navagaveis.

¿i Ha augmento nos salários; porque faltam braços? Naõ se tirem os filhos aos lavradores para os fazer soldados, nem se tirem esses mesmos lavradores ás suas occupaçoens, vexando-os com o serviço das milícias, tornando em espadas os ferros dos arados.

¿ Encarecem os salários  pela carestia dos mantimentos ? mandem-se vir esses mantimentos de fora, para que assim a sua barateza, diminua o preço dos salários .

Em uma palavra, indague o Governo as causas; porque tem crescido além dos lucros as despezas da agricultura, e remedeie o mal, fazendo que diminuam essas despezas ; mas nunca cuide em augmentar os lucros para os elevar a pár das despezas, encarecendo o preço do paõ, com vexame geral de toda a naçaõ.

 Que os Governadores do Reyno, ou seu Secretario ignorem os princípios de Economia Politica, que os devia guiar nestes casos, talvez naõ seja culpa delles ; porque ninguém he obrigado a saber o que naõ estudou;

Mas he imperdoável, que saiam com a sua legislação de Avizos sobre Avizos, em tam importante matéria, allegando, que assim lhe pedem os aggricultores, que saõ parte interessada, e opposta aos interesses da naçaõ, neste ponto, e nem se quer digam os Governadores, que indagaram as causas da decadência da agricultura, que rendondamente admittem existir, ou corem os seus mandados, referindo-se a pessoas bem informadas que os aconselhassem.

Os mesmos Reys de Portugal, legislando sobre matérias de importância, e começando (como se introduzio no Ministério do Marquez de Pombal) por allegar o seu poder absoluto, pleno e supremo, naõ se envergonham de declarar, que consultaram pessoas intelligentes sobre o que legislam, e que nas suas determinaçoens seguiram o parecer dessas pessoas consultadas.

¿ Porque razaõ, pois, deve a philáucia dos Governadores de Portugal, suppór, que saõ mais sábios que El Rey, que, em matérias tam importantes para o bem commum da Naçaõ, podem legislar, revogar sua legislação, e tornar a mandar o que revogaram, sem se dignar dizer-nos, se quer, que indagáram as causas da decadência da agricultura, que essas causas se acharam ser taes e taes, e que havendo com esses dados consultado pessoas intelligentes, os conselhos que lhes deram para remediar esses males foram taes e taes ?

Nada disto : diz o Secretario do Governo, que " a importação das favas estrangeiras embaraça a venda da cevada, com prejuízo dos lavradores, ja assas gravados com as extraordinárias entradas de trigos e milhos ;" e portanto impede a introducçaõ das favas ; e depois, por outro Avizo, faz o mesmo ou mais a respeito do trigo !

Eis aqui abusos de poder, que julgamos mui fáceis remedinr, sem que seja preciso mudar " todas as bazes do edifício administrativo e social." Mas remediar esses abusos he preciso, por que do contrario pôde cair a pedaços o tal edifício; se o deixarem apodrecer de todo. 

 

É necessário  REPETIR-  até a exaustão -  a LIÇÃO de que onde nasceu e vicejou o LIBERALISMO ali mesmo -  mais cedo ou mais tarde -  surgiram FORTES e DECSIVAS INTERVENÇÕES do ESTADO senão MILITARES

 

GOVERNANTE CONTRA SEUI PRÓPRIO GOVERNO

https://www.esquerda.net/artigo/isolado-bolsonaro-ve-o-seu-poder-esvaziar-se/66744

 

VAMOS FUZILAR

https://exame.abril.com.br/brasil/vamos-fuzilar-a-petralhada-diz-bolsonaro-em-campanha-no-acre/

 

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=yZbuGKLEHo4&feature=youtu.be

 

imagem QUINZE MONOCRATAS e o seu FINAL

https://exame.abril.com.br/mundo/15-ditadores-que-foram-arrancados-do-poder/

  

REVOLUÇÃO ou RESISTÊNCIA em JULHO de 1819 e 20190-184 – NÃO FOI no GRITO 

https://naofoinogrito.blogspot.com/2019/07/0-184-nao-foi-no-grito.html

 

DOM JOÂO VI

https://pt.wikipedia.org/wiki/João_VI_de_Portugal

GRAVURA

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antonio_Manuel_da_Fonseca_(gravado_por_Manuel_Antonio_de_Castro)_-_Dom_João_VI,_1825.jpg

 

200 anos da REVOLUÇÃO LIBERAL do PORTO

https://www.conjur.com.br/2020-jan-15/direito-comparado-200-anos-revolucao-liberal-porto

 

INQUISIÇÂO em PORTUGAL23 de maio de 1536 a 31 de março de 1821

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisição_portuguesa

 

CONSELHO dos GOVERNADORES de PORTUGAL

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_de_Governadores_do_Reino_de_Portugal

  

SAUDE do  POVO as FAVAS

https://horadopovo.com.br/bolsonaro-manda-saude-do-povo-as-favas-e-aglomera-seguidores-em-taguatinga/

 

REVOLUÇÔES LIBERAIS no BRASIL e PORTUGAL

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-101X2019000200368&script=sci_arttext

 

ABRIL de 2020 VIDEO CONFERÊNCIA em GOVERNADORES do BRASIL

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/bolsonaro-desautoriza-ministros-centraliza-decisoes-sobre-pandemia-e-esvazia-comite-de-crise.shtml

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode