EFÊMERO por ESCOLHA PRÓPRIA
Quem vive estruturado exclusivamente sobre o instante presente torna-se efêmero por escolha própria.
Torna-se efêmero quem faz o instante do presente a escolha única e definitiva. Torna-se efêmero quem vive apenas o instante presente e assim perde completamente o sentido quando este momento estiver no passado.
As civilizações mais prósperas e duradouras desenvolveram-se em territórios inóspitos nos quais a criatura humana precisou desafiar todo o seu passado, viver intensamente o seu TEMPO e preparar-se sempre para o pior. Civilizações prósperas e duradouras que enterram e praticaram o que Marc Bloch escreveu num campo de concentração onde iria ser fuzilado:
“É tal a força da solidariedade das épocas que os laços da inteligibilidade entre elas se tecem verdadeiramente nos dois sentidos. A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçar-nos por compreender o passado se nada sabemos do presente” . Marc Bloch 1976, p.42.[1].
“A gente é empurrada para frente por aquilo que se fez bem feito no passado”
Hermeto Pascal.
As pirâmides KEFREN – QUEOPS - MIQUERINOS e necrópole de GIZÈ
Antigo Império do Egito : c. 2.600 a. C.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Necrópole_de_Gizé
Imagem HOMEM de NEANDERTHAL em trajes contemporâneos
MUSEU NEANDERTHAL
https://www.neanderthal.de/en/
Imagens
https://www.neanderthal.de/en/press-pictures/pictures/neanderthals/index.html
[1] BLOCH, Marc (1886-1944) . Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa- América 1976 179 p.
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode