ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO

31/05/2018 00:12

 

ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO.

Aristóteles recomendava que ANTES de qualquer DISCUSSÃO  é necessário definir os ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO.

Um ENTE PRIMITIVO é um TERMO - ou uma PALAVRA  - em relação ao qual não existe uma DEFINIÇAO ÚNICA,  porém é aceito universalmente para um determinado DISCURSO.

Na DISCUSSÃO da GEOMETRIA os ENTES PRIMITIVOS são o PONTO. a LINHA e o PLANO . Num DISCURSO da GEOMETRIA o PONTO não possui comprimento, largura e espessura, a LINHA possui só COMPRIMENTO enquanto o PLANO NÂO POSSUI ESPESSURA.

Assim temos certeza apenas do que o QUE NÂO é o PONTO. Dele sabemos que ele determina um LUGAR sem possuir  comprimento, largura e espessura. Da mesma forma apenas PODEMOS ter um NOÇÂO daquilo QUE NÃO é ARTE, NÃO é HISTÓRIA ou NÃO é VERDADE. Admitem-se expressões, eventos ou obras que se aproximam, afastam ou NÂO pertencem aquilo que admitimos como  VERDADE, HISTÓRIA ou ARTE.

Na medida que a pessoa humana progride ela sabe distinguir expressões, eventos ou admite obras que se aproximam, afastam ou NÃO pertencem aquilo que se admite como ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO em QUESTÂO.

 Distinções que ampliam os conceitos e os repertórios  das interpretações que ela possui em relação a um determonado ENTE PRIMITIVO sem atingir uma definição unívoca e linear. Assim é de se TEMER o “HOMEM de um ÚNICO LIVRO” pois ele terá um repertório estreito, unívo e absoluto determinato por este texto.

Se outra parte um termo torna-se obsoleto quando o seu sentido se torna LINEAR, UNÍVOCO e aceito UNIVERSALMENTE. A fecundidade de um  ENTE PRIMITIVO dapende da sua abrangência e de sua resistência  a ser decodificado de forna LINEAR e com sentido aceito de forma UNÍVOCA e UNIVERSAL.

A medida da ERUDIÇÂO HUMANA depende da competência intelectual e coragem humana de progridir e ampliar o repertório do seu discurso em relação a um determinado ENTE PRIMITIVO do seu DISCURSO

Wassily KANDINSKY: o PONTO e a LINHA diante do PLANO

https://monoskop.org/images/b/bc/Kandinsky_Wassily_Ponto_linha_plano_contribuicao_para_a_analise_dos_elementos_picturais.pdf

 

ENTES PRIMITIVOS da GEOMETRIA

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/nocoes-primitivas-geometria-ponto-reta-plano-espaco.htm

 

O DISCURSO  DISTINGUIE  uma SOLUÇÂO onde outros só veem  PROBLEMAS

https://www.pensarecreativo.com/creativita-nella-scienza/

 

FUNDALISMO e o HOMEM de um LIVRO SÓ

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homens_de_um_Livro_Só

Imagem

31 - Wassili KANDINKY graficao da pintura PEQUENO SONHO a VERMELHO – 1925

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205146196691967&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode