ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO.
Aristóteles recomendava que ANTES de qualquer DISCUSSÃO é necessário definir os ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO.
Um ENTE PRIMITIVO é um TERMO - ou uma PALAVRA - em relação ao qual não existe uma DEFINIÇAO ÚNICA, porém é aceito universalmente para um determinado DISCURSO.
Na DISCUSSÃO da GEOMETRIA os ENTES PRIMITIVOS são o PONTO. a LINHA e o PLANO . Num DISCURSO da GEOMETRIA o PONTO não possui comprimento, largura e espessura, a LINHA possui só COMPRIMENTO enquanto o PLANO NÂO POSSUI ESPESSURA.
Assim temos certeza apenas do que o QUE NÂO é o PONTO. Dele sabemos que ele determina um LUGAR sem possuir comprimento, largura e espessura. Da mesma forma apenas PODEMOS ter um NOÇÂO daquilo QUE NÃO é ARTE, NÃO é HISTÓRIA ou NÃO é VERDADE. Admitem-se expressões, eventos ou obras que se aproximam, afastam ou NÂO pertencem aquilo que admitimos como VERDADE, HISTÓRIA ou ARTE.
Na medida que a pessoa humana progride ela sabe distinguir expressões, eventos ou admite obras que se aproximam, afastam ou NÃO pertencem aquilo que se admite como ENTES PRIMITIVOS do DISCURSO em QUESTÂO.
Distinções que ampliam os conceitos e os repertórios das interpretações que ela possui em relação a um determonado ENTE PRIMITIVO sem atingir uma definição unívoca e linear. Assim é de se TEMER o “HOMEM de um ÚNICO LIVRO” pois ele terá um repertório estreito, unívo e absoluto determinato por este texto.
Se outra parte um termo torna-se obsoleto quando o seu sentido se torna LINEAR, UNÍVOCO e aceito UNIVERSALMENTE. A fecundidade de um ENTE PRIMITIVO dapende da sua abrangência e de sua resistência a ser decodificado de forna LINEAR e com sentido aceito de forma UNÍVOCA e UNIVERSAL.
A medida da ERUDIÇÂO HUMANA depende da competência intelectual e coragem humana de progridir e ampliar o repertório do seu discurso em relação a um determinado ENTE PRIMITIVO do seu DISCURSO
Wassily KANDINSKY: o PONTO e a LINHA diante do PLANO
ENTES PRIMITIVOS da GEOMETRIA
O DISCURSO DISTINGUIE uma SOLUÇÂO onde outros só veem PROBLEMAS
https://www.pensarecreativo.com/creativita-nella-scienza/
FUNDALISMO e o HOMEM de um LIVRO SÓ
https://pt.wikipedia.org/wiki/Homens_de_um_Livro_Só
Imagem
31 - Wassili KANDINKY graficao da pintura PEQUENO SONHO a VERMELHO – 1925
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode