ENEM = REFÉM.
“De onde menos se espera, dai mesmo nada sai”
O ENEM é um ótimo projeto prático para capturar, como REFÉNS as JOVENS INTELIGÊNCIAS. REFÉNS para ignorarem, no plano POLÍTICO NACIONAL BRASILEIRO, e silenciar as MARACUTAIAS perpétuas, as ROUBALHEIRAS e os ACERTOS entre CACIQUES, CORONEIS e das VELHAS RAPOSAS a espera de SURPREENDER os INCAUTOS.
Assim a CULTURA BRASILEIRA não se cansa - e não funciona - sem se espelhar e agir na DEPENDÊNCIA METROPLOLITANA CENTRALISTA COLONIAL. ARRASTA tanto a POLÍTICA, como a ECONOMIA e como a CULTURA para esta DEPENDÊNCIA METROPLOLITANA CENTRALISTA COLONIAL.
¿ Qual é o paÍs, na vanguarda da CIENCIA, da TECNOLOGIA e da CULTURAL MUNDIAL, que pratica este o MASSACRE COLETIVIZANTE CENTRALISTA, ao MODELO de um ENEM, CONTRA os SEUS JOVENS ?
No entanto a PSEUDO EDUCAÇÃO BRASILEIRA sente-se a VONTADE, e no seu AMBIENTE, quando pode ser PROTAGONISTA – nesta ARTE tornar os SEUS JOVENS REFENS deste CENTRALISMO COLONIAL e SERVIL.
Assim o EXAME NACIONAL do ENSINO MÉDIO possui o grande mérito de tornar evidente e prática desta GRANDE ARTE de MANEJAR os INSTRUMENTOS para tornar os SEUS JOVENS REFÉNS deste CENTRALISMO COLONIAL e SERVIL NACIONAL e INTERNACIONAL.
O ENEM PASTEURIZA a CULTURA com a ARTE de SER REFÉM ao CONFUNDIR EDUCAÇÃO com INFORMAÇÃO com TREINAMENTO. TREINA a JOVEM NAÇÂO BRASILEIRA - por meio desta PRÁTICA SERVIL e CENTRALISTA - para SER REFÉM de QUALQUER SALVADOR da PÀTRIA, venha donde VIER.
Este CENTRALISMO COLONIAL e SERVIL salta por cima de qualquer IMPLIMENTAÇÃO em POLOS ESPECIFICOS. DESCONSIDERA e DESQUALIFICA na sua coerência com a VELHA PRÀTICA DE SURPREENDER os INCAUTOS e INOCENTES para IMPLANTAR - em ÂMBITO NACIONAL e se possível para além das fronteiras brasileiras - este CENTRALISMO COLONIAL e SERVIL.
Este GERENCIAMENTO - NACIONAL e INTERNACIONAL - atropela os MESTRES, as INSTITUIÇÕES, além das mais solidas PESQUISAS EDUCACIONAIS.
O que É certo que GERENCIAMENTO EDUCACIONAL é ALGO BEM DIFERENTE de FORMAÇÃO, de EDUCAÇÃO e de APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Como anteriormente o VESTIBULAR determinava o TREINAMENTO no 1º e 2º Graus, o ENEM no presente condiciona o FUNDAMENTAL e especialmente o ENSINO MÉDIO. Todo este TREINAMENTO é descartado no momento de atingir o CARGO ALMEJADO ou ser REPROVADO.
É necessário considerar os calculados os GASTOS das FAMÍLIAS com um CANDIDATO ao ENEM apesar de em alguns casos a inscrição no ENEM ser gratuita. O RETORNO é a FRUSTRAÇÃO FAMILIAR e INDIVIDUAL especialmente em ambientes mais pobres que gastam com ENEM proporcionalmente muito mais do que famílias mais abonadas.
E ainda existem as carpideiras chorando o marasmo, o desinteresse, as frustrações e a revolta surda das JOVENS INTELIGÊNCIAS BRASILEIRAS. O máximo que estes ATRAVESSASORES, MEDIADORES e PITURO do ENEM, CONSEGUEM é TORNAR ODIOSA “A CIÊNCIA COMO VOCAÇÂO”
Até no PLANO GERENCIAL permanece a pergunta:
¿ O QUE SERIA POSSIVEL FAZER CUSTO TOTAL do ENEM?
.....?
VALOR da TAXA de INSCRIÇÃO no ENEM
https://www.brasil.gov.br/educacao/2017/04/taxa-de-inscricao-para-o-enem-tera-novo-valor
CUSTO TOTAL do ENEM
CÁLCULO GERENCIAL do ENEM
Não calculados os GASTOS das FAMÌLIAS com um CANDIDATO ao ENEM.
https://veja.abril.com.br/economia/orcamento-do-brasileiro-muda-e-gasto-com-alimentacao-cai/
“CIÊNCIA como VOCAÇÃO” – MAX WEBER – 1917
https://www.lusosofia.net/textos/weber_a_ciencia_como_vocacao.pdf
Imagem: REFENS do MEDO
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/fazenda-rio-grande/refens-do-medo-2/
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE