“Nesta TERRA TUDO DÁ, em se PLANTANDO”.... e em se REGANDO multiplica por mil...
A carta de PERO VAZ de CAMINHA foi escrita no entusiasmo da descoberta das VERDES MATAS do NOVO MUNDO. Mesmo assim no que ele mais destacou foi que “Águas são muitas; infindas”.
Esqueceram-se as “ÀGUAS” da CARTA de CAMINHA. OS portugueses exploraram foi TERRA recoberta de vegetais viçosos e entregue à NATUREZA. Os lusitanos seguiam métodos agrícolas e os hábitos dos primitivos que se pautavam pela devastação, pela coivara e pela predação da GENEROSA NATUREZA BRASILEIRA. E assim continuaram até os dias atuais..
Esta abundância da GENEROSA NATUREZA BRASILEIRA entorpeceu o conhecimento e aplicação das mais antigas práticas agrícolas. Os sumérios, os egípcios, os povos mediterrâneos e mesmo as culturas andinas avançadas que conjugavam o PLANTIO com a REGA controlada e multiplicavam por mil os seus esforços. A pratica do REGADIU CONTROLADO garantia a prosperidade, A riqueza e O poder econômico e político.
Após a ERA GRICOLA e a devastador ERA INDUSTRIAL a ÉPOCA PÓSINDUSTRIAL esta ingressando no domínio da engenharia genética, nas energias renováveis e no uso das conquistas espaciais.
O Brasil esteva ausente nestes três campos avançados e preso na esperança do “Nesta TERRA TUDO DÀ, em se PLANTANDO”.... O mínimo a fazer é aproveitar os mananciais incontestes das aguas doces das quais o Brasil é recoberto. Aproveitamento que, num primeiro momento, se denomina REGAR...para depois avançar para o domínio da engenharia genética, nas energias renováveis e no uso das conquistas espaciais.
“Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.
EM SE PLANTANDO
https://www.linguee.pt/portugues-ingles/traducao/em+se+plantando.html
Imagem UVAS no SERTÂO
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE