Em se PLANTANDO...

13/02/2017 05:44

“Nesta TERRA TUDO DÁ, em se PLANTANDO”.... e em se REGANDO multiplica por mil... 

 

A carta de PERO VAZ de CAMINHA foi escrita no entusiasmo da descoberta das VERDES MATAS do NOVO MUNDO. Mesmo assim no que ele mais destacou  foi que “Águas são muitas; infindas”.

Esqueceram-se as “ÀGUAS” da CARTA de CAMINHA.  OS portugueses exploraram foi TERRA recoberta de vegetais viçosos e entregue à NATUREZA. Os lusitanos seguiam métodos agrícolas e os hábitos dos primitivos que se pautavam pela devastação, pela coivara e pela predação da GENEROSA NATUREZA BRASILEIRA. E assim continuaram até os dias atuais..

Esta abundância da  GENEROSA NATUREZA BRASILEIRA entorpeceu o conhecimento e aplicação das mais antigas práticas agrícolas.  Os sumérios, os egípcios, os povos mediterrâneos e mesmo as culturas andinas avançadas que conjugavam o PLANTIO com a REGA controlada e multiplicavam por mil os seus esforços. A pratica do REGADIU CONTROLADO garantia a prosperidade, A riqueza e O poder econômico e político.

Após a ERA GRICOLA e a devastador ERA INDUSTRIAL a ÉPOCA PÓSINDUSTRIAL esta ingressando no domínio da engenharia genética, nas energias renováveis e no uso das conquistas espaciais.

O Brasil esteva ausente nestes três campos avançados e preso na esperança do  “Nesta TERRA TUDO DÀ, em se PLANTANDO”.... O mínimo a fazer é aproveitar os mananciais incontestes das aguas doces das quais o Brasil é recoberto. Aproveitamento que, num primeiro momento, se denomina REGAR...para depois avançar para o domínio da engenharia genética, nas energias renováveis e no uso das conquistas espaciais.

Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.

https://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=https://www.biblio.com.br/conteudo/perovazcaminha/carta.htm

EM SE PLANTANDO

https://www.linguee.pt/portugues-ingles/traducao/em+se+plantando.html

 Imagem UVAS no SERTÂO

https://cearanews7.com/noticia/agricultores-rurais-investem-no-plantio-irrigado-da-uva-em-juazeiro-do-norte

 

FACEBOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203242271135018&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode