¿ EDUCAR para o TRABALHO ou para o ÓCIO ?.
A EDUCAÇÃO em tempos de VALORES LÍQUIDOS e VAPOROSOS necessita repensar a EDUCAÇÂO ESCOLAR. Até para os gregos a ESCOLA era o “LUGAR do ÓCIO”. Eles distinguiam o “LUGAR do ÓCIO” daquele no qual trabalham os que “NEGAM o ÓCIO” e fazem NEG-ÓCIO”.
O TRABALHO e o ÓCIO possuem algo em comum: ambos necessitam EDUCAÇÃO para viver plenamente o seu potencial. Sperb escreveu (1979, p. 81) que
“a Educação Para o Trabalho é um processo que, entre outros, visa ao desenvolvimento e à prática de habilidades. Estas significam. Principalmente, saber aprender, sintetizar, resumir, analisar e expressar. E, muito em especial, saber processar informações. Optar à base de informações é um noção decisiva quando se trata de estabelecer o sentido da Educação Para o Trabalho. A ausência de informações é a barreira maior a tolher a pessoa na escolha de sua carreira profissional e na busca do comando sobre o desenvolvimento de sua própria vida. A existência e o desenvolvimento inteligente de um Programa de Educação Para o Trabalho podem significar para o educando um penhor de sucesso em toda a sua vida.”
Num mundo impregnado ainda dos paradigmas e dogmas de ERA INDUSTRIAL a EDUCAÇÂO o ÓCIO, se não é um TABU, é algo impensável e muito menos colocado em prática,
Os mestres que poderiam dar uma contribuição para EDUCAÇÃO para o ÓCIO não permanecem no seu posto como já constava COMENIOS (2001, pp 41, 42)
"28. E, de mestres, poucos são aqueles que sabem instilar bem no ânimo da juventude coisas boas; e se aparece um, logo qualquer sátrapa o chama para prestar os seus serviços em privado, em proveito dos seus, mas o povo não pode dar-se a este luxo. Por isso tudo se torna selvagem e vai de mal a pior”
O que é certo é que a SELVAGERIA invadiu a EDUCAÇÃO para o ÓCIO. TEMPO de ÓCIO que se transforma em OFICINA do DIABO e de CORRUPÇÃO ATIVA enquanto não houver uma correta EDUCAÇÃO para o ÓCIO.
COMENIUS Johannis Amós (1592-1670) Didática Magna (1621-1657 Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001, pp. 41-42.
SPERB, Dalila Clementina (1915-2005) Educação para o trabalho – Dalila C. Sperb, Mary Jenet Penrod – Porto Alegre: Globo, 1979, 85 pp.
https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/didaticamagna.pdf
O ÓCIO e a ÈPOCA PÓS INDUSTRIAL
https://noite.wordpress.com/2013/10/25/think-o-ocio-e-precioso-domenico-de-masi/
Imagem: ÓCIO e NEG-ÓCIO
https://pluralesingulares.wordpress.com/tag/o-ocio-na-grecia-antiga/
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode