¿ EDUCAR ou CONDUZIR ?.
É generalizada a confusão entre EDUCAR (EDUCERE) com CONDUZIR (DUCERE).
Perdeu-se o sentido de EDUCERE (MAIẼUTICA) que o filósofo Sócrates desejava. Este sentido socrático foi corrompido pelos pedagogos escravos e prisioneiros dos romanos. Pedagogos – reduzidos a esplêndidos escravos – CONDUZIAM as crianças para a INSTRUÇÂO (PADAGOGIA). SÊNECA os descreve com desprezo:
“Diante do aparato de alguns pedagogos fico constrangido. Este exército de escravos e servos resplandescentes está vestido com o maior cuidado e com mais ouro do que para uma procissão. Nestas casas se pisam tapetes preciosos, a riqueza está distribuída em todas as peças, os tetos são refulgentes e ocupadas com uma multidão que sempre acompanha os patrimônios que se esbanjam” SÊNECA Da tranqüilidade do ânimo, p. 081
Estes pedagogos perderam o processo da libertação - como projeto pessoal - a favor da escravidão voluntária. Trocaram a sua LIBERDADE pela SEGURANÇA do CÁRCERE. SEGURANÇA que corrompeu o seu pensamento - do aqui e do seu agora - e pagam - esta SEGURANÇA precária - pela sua condição servil e humilhante A escolha da SEGURANÇA como fim último - corrompe a autêntica EDUCAÇÂO socrática, pois esta exige esforços constantes, mudanças crueis e sacrifícios sem fim.
https://desabafosdemestrando.blogspot.com.br/
DIFERENÇA entre “COMPLEXO” e “COMPLICADO” em EDUCAÇÃO
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode