12.08.2016
12 de agosto: DIA da ARTE. e não só do ARTISTA.
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/03/158-estudo-das-artes-o-dia-da-arte.html
Hoje se completam 200 anos do DIA da ARTE.
Dia em que o ESTADO BRASILEIRO assumiu as suas efetivas funções no CAMPO de TODAS as ARTES PRATICADAS no BRASIL.
No dia 12 de agosto de 1816 o ESTADO BRASILEIRO legislou e abriu as condições para o contrato que possibilitou as dotações orçamentárias com vistas à criação da REAL ESCOLA de BELAS ARTES, CIÊNCIAS e OFÍCIOS e as verbas necessárias para manutenção dos seus mestres.
Sempre houve ARTISTAS e CULTURA no BRASIL, mesmo nos piores momentos do Regime Colonial e Escravagista.
O que mudou - com o DIA da ARTE - é sua institucionalização oficial. Assim diz respeito às TODAS as instituições públicas e particulares de ARTES, os seus agentes administrativos, os seus artistas e o seu público.
Com o DIA da ARTE o ESTADO BRASILEIRO sinalizou, e iniciou, um efetivo PROJETO CIVILIZATÒRIO compensador da VIOLÊNCIA que este ESTADO DEVE usar para LIMITAR e COIBIR as MANIFESTAÇÕES e as PRÁTICAS da ARTE SOCIALMENTE CONDENÁVEL e PEUDICIAL. Com este contrato o CIDADÃO delega ao ESTADO o EXERCÍCIO da VIOLÊNCIA e não PRATICA a JUSTIÇA com as PRÓPRIAS MÃOS.
De outra parte o ESTADO NACIONAL possui LIMITES nestas COMPETÊNCIAS que o cidadão avulso lhe delega. Na passagem de ERA INDUSTRIAL para a ÉPOCA PÓS-INDUSTRIAL estes LIMITES e COMPETÊNCIAS que estão mudando.
Para esta mudança significativa o DIA da ARTE é ocasião de conhecer estes LIMITES e esta COMPETÊNCIAS e mobilizar vontades e sentimentos de todas as forças vivas da NAÇÃO.
P ESTADO NACIONAL BRASILEIRO mantém m Porto ALEGRE o INSTITUTO de ARTES (1908), o RIO GRANDE do SUL mantém o MARGS (1954) e Contemporânea. O Município mantém o ATELIER LIVRE da ARTES (1960), teatros, orquestras e as suas ativas PINACOTECAS.
Este esforço oficial necessita a contrapartida por meio de ASSOCIAÇÕES do PODER CIVIL na qual a AAMARGS é uma das ativas expressões.
A ARTE necessita se distinguir da CULTURA. A CULTURA não é perigosa, pois ela já foi consagrada e socialmente aceita. Enquanto isto a ARTE sempre é uma energia inovadora, potencialmente perigosa e exigindo, na sua manipulação com conhecimento de causa, vontade continuada e sentimentos específicos.
DECRETO do REINO do dia 12 de agosto de 1816
LEI Nº 6.533 de 24 de maio de 1978 – EQUVOCADA do FINAL do REGIME MILITAR
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6533.htm
Veja mais em:
A MISSÃO ARTISTICA e a ERA INDUSTRIAL no BRASIL
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/03/160-estudo-das-artes-arte-e-industria.html
A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA e a INICIATIVA CIDADÃ no BRASIL
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/03/161-estudo-das-artes-arte-e-iniciativa.html
CARTA de LE BRETON ao CONDE da BARCA em::
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/02/151-logistica-em-estudos-de-arte.html
A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA no BRASIL
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/03/162-missao-artistica-francesa-no-brasil.html
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode