COOPERAÇÃO - PARTICIPAÇÃO - INTERAÇÃO

15/09/2018 02:31

COOPERAÇÃO – PARTICIPAÇÃO – INTERAÇÃO

A busca de um PERTENCIMENTO do indivíduo numa sociedade pode-se caracterizar pela COOPERAÇÃO, pela PARTICIPAÇÃO ou pela INTERAÇÃO. Quanto mais baixo for o grau de entrelaçamento do indivíduo e com a sociedade, mais fraca será esta legitimação.

A COOPERAÇÃO é comandada pela COMPAIXÃO de ALGUÈM necessitado. Todas as AÇÕES, deste GRUPO, CONVERGEM para suprir esta NECESSIDADE e no FINAL PERTENCEM a ESTE NECESSITADO IMAGINÀRIO ou REAL. As AÇÕES são GRATUITAS e destinadas ao ALTRUISMO

A PARTICIPAÇÃO é comandada pela EMOÇÃO ao sabor da MULTIDÃO e no REBANHO tangido por sentimentos vinculantes como RITUAIS, LAVAGENS CEREBRAIS e curtas PALAVRAS de ORDEM  emitidas por LÍDERES CARISMÁTICOS, aceitos sem questionamento e a QUEM são atribuídos TODOS MERITOS ou a CULPA de TUDO.

A INTERAÇÃO é comandada pela consciência COLETIVA que o grupo possui de si mesmo claramente expressa. Todas as AÇÕES, deste GRUPO, são CONTRATUAIS. ANTES, DURANTE e APÔS qualquer AÇÂO COLETIVA, definem-se o DEVE e o HAVER de TODOS.

OLIVEIRA LIMA, Lauro de. Os Mecanismos da Liberdade. Microsociologia. São Paulo : Polis, S/d. 376p.

PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

In DISSERTAÇÃO:

SIMON Círio “A PRÁTICA DEMOCRÁTICA na ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL: estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual Cândido José de Godói – POA- RS – durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985)”. Orientação da Drª Profª  Marta LUZ SISSON de CASTRO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Faculdade de Educação  Programa de Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino PORTO  ALEGRE       - OUTUBRO de 1986   Texto integral disponível digitalmente  em  https://www.ciriosimon.pro.br/aca/aca.html  + + https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1445

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205535376061208&set=a.3584675712991&type=3&theater

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode