COOPERAÇÃO – PARTICIPAÇÃO – INTERAÇÃO
A busca de um PERTENCIMENTO do indivíduo numa sociedade pode-se caracterizar pela COOPERAÇÃO, pela PARTICIPAÇÃO ou pela INTERAÇÃO. Quanto mais baixo for o grau de entrelaçamento do indivíduo e com a sociedade, mais fraca será esta legitimação.
A COOPERAÇÃO é comandada pela COMPAIXÃO de ALGUÈM necessitado. Todas as AÇÕES, deste GRUPO, CONVERGEM para suprir esta NECESSIDADE e no FINAL PERTENCEM a ESTE NECESSITADO IMAGINÀRIO ou REAL. As AÇÕES são GRATUITAS e destinadas ao ALTRUISMO
A PARTICIPAÇÃO é comandada pela EMOÇÃO ao sabor da MULTIDÃO e no REBANHO tangido por sentimentos vinculantes como RITUAIS, LAVAGENS CEREBRAIS e curtas PALAVRAS de ORDEM emitidas por LÍDERES CARISMÁTICOS, aceitos sem questionamento e a QUEM são atribuídos TODOS MERITOS ou a CULPA de TUDO.
A INTERAÇÃO é comandada pela consciência COLETIVA que o grupo possui de si mesmo claramente expressa. Todas as AÇÕES, deste GRUPO, são CONTRATUAIS. ANTES, DURANTE e APÔS qualquer AÇÂO COLETIVA, definem-se o DEVE e o HAVER de TODOS.
OLIVEIRA LIMA, Lauro de. Os Mecanismos da Liberdade. Microsociologia. São Paulo : Polis, S/d. 376p.
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. São Paulo : Abril Cultural, 1983.
In DISSERTAÇÃO:
SIMON Círio “A PRÁTICA DEMOCRÁTICA na ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL: estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual Cândido José de Godói – POA- RS – durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985)”. Orientação da Drª Profª Marta LUZ SISSON de CASTRO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Faculdade de Educação Programa de Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino PORTO ALEGRE - OUTUBRO de 1986 Texto integral disponível digitalmente em https://www.ciriosimon.pro.br/aca/aca.html + + https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1445
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205535376061208&set=a.3584675712991&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE