CONHECIMENTO e INTERESSE

09/09/2017 04:45

CONHECIMENTO e INTERESSE.

A força e disparidades de CONHECIMENTOS contaminam, desviam e colonializam todo e qualquer INTERESSE HUMANO. Neste aspecto o materialismo histórico possui todo sentido. A síntese “a INFRAESTRUTURA determina a SUPERESTRUTURA”  é devastadora para quem se convence e deixa levar por esta torrente ideológica. Certamente TODA IDEOLOGIA é PERFEITA e COMPLETA, em si mesma. Os problemas iniciam quando esta “IDEOLOGIA PERFEITA e COMPLETA, em si mesma” se encontra e quer se impor no mundo EMÌRICO e CONCRETO. Este confronto entre MUNDO IDEAL e o MUNDO REAL é devastado e produziu vítimas, mártires e desvairados em maior número do que todas as letras e ideogramas dos tratados teóricos que a humanidade já produziu.

A confusão entre o TEMPO CONTÍNUO e INDIVISÍVEL e os fenômenos que dependem e estão mergulhados neste FLUXO, sem começo e sem fim. A confusão é acentuada quando a CRIATURA HUMANA se arvora em JUIZ e PADRÂO UNIVERSAL. Esta a CRIATURA HUMANA - por mais se proponha, afirme  e propugna em ser JUIZ NEUTRAL - já fracassou em todas as civilizações passadas, presentes. Fracasso ao qual ela também parece entregue a esta torrente devastadora para o futuro.

A CRIATURA poderá avançar no DOMÌNIO do TEMPO na medida em que ela aceita a TESE, sem se negar à ANTÍTESE para atingir uma SINTESE que  sabe ser sempre provisória e limitada. Assim lhe compete a humilde tarefa de conquistar e humanizar o  TEMPO da forma que ela humanizou e conquistou o ESPAÇO.  O ESPAÇO que também é CONTÍNUO e INDIVISÍVEL em si mesmo e dual a criatura humana não conhece o começo, as dimensões mensuráveis e extremos. Os fenômenos que dependem do ESPAÇO - e estão mergulhados nele - são perceptíveis pelos sentidos humanos e divisíveis.

As competências das TESES propostas pelos CONHECIMENTOS e pelos INTERESSES HUMANOS permitem a esta CRIATURA  aceitar o TEMPO e ESPAÇO como PROBLEMA e se colocar no caminho de uma SÌNTESE sempre provisória, contaminada e questionável pelo ideal, pelo transcendente.

 

HABERMASJurgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: ZAHAR,1982.  367p.

https://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/conhecimento_e_interesse_com_um_novo_posfcio_-_jurgen_habermas.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=lHnPHFE6ziw vídeo

 

Imagem:  ARTE, ESTÈTICA e METAFÍSICA

https://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204164190062415&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode