CONHECIMENTO e INTERESSE.
A força e disparidades de CONHECIMENTOS contaminam, desviam e colonializam todo e qualquer INTERESSE HUMANO. Neste aspecto o materialismo histórico possui todo sentido. A síntese “a INFRAESTRUTURA determina a SUPERESTRUTURA” é devastadora para quem se convence e deixa levar por esta torrente ideológica. Certamente TODA IDEOLOGIA é PERFEITA e COMPLETA, em si mesma. Os problemas iniciam quando esta “IDEOLOGIA PERFEITA e COMPLETA, em si mesma” se encontra e quer se impor no mundo EMÌRICO e CONCRETO. Este confronto entre MUNDO IDEAL e o MUNDO REAL é devastado e produziu vítimas, mártires e desvairados em maior número do que todas as letras e ideogramas dos tratados teóricos que a humanidade já produziu.
A confusão entre o TEMPO CONTÍNUO e INDIVISÍVEL e os fenômenos que dependem e estão mergulhados neste FLUXO, sem começo e sem fim. A confusão é acentuada quando a CRIATURA HUMANA se arvora em JUIZ e PADRÂO UNIVERSAL. Esta a CRIATURA HUMANA - por mais se proponha, afirme e propugna em ser JUIZ NEUTRAL - já fracassou em todas as civilizações passadas, presentes. Fracasso ao qual ela também parece entregue a esta torrente devastadora para o futuro.
A CRIATURA poderá avançar no DOMÌNIO do TEMPO na medida em que ela aceita a TESE, sem se negar à ANTÍTESE para atingir uma SINTESE que sabe ser sempre provisória e limitada. Assim lhe compete a humilde tarefa de conquistar e humanizar o TEMPO da forma que ela humanizou e conquistou o ESPAÇO. O ESPAÇO que também é CONTÍNUO e INDIVISÍVEL em si mesmo e dual a criatura humana não conhece o começo, as dimensões mensuráveis e extremos. Os fenômenos que dependem do ESPAÇO - e estão mergulhados nele - são perceptíveis pelos sentidos humanos e divisíveis.
As competências das TESES propostas pelos CONHECIMENTOS e pelos INTERESSES HUMANOS permitem a esta CRIATURA aceitar o TEMPO e ESPAÇO como PROBLEMA e se colocar no caminho de uma SÌNTESE sempre provisória, contaminada e questionável pelo ideal, pelo transcendente.
HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: ZAHAR,1982. 367p.
https://www.youtube.com/watch?v=lHnPHFE6ziw vídeo
Imagem: ARTE, ESTÈTICA e METAFÍSICA
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode