O CULPADO de TUDO.
A busca apressada e instantânea do CULPADO de TUDO constitui um dos mecanismos de defesa individual e social. Praticamos o processo de mandar ao deserto o BODE EXPEATÒRIO, de crucificar o suspeito do nosso fracasso, queimar a bruxa na fogueira pública, guilhotinar o REI e a RAINHA ou enforcar o Tiradente. São alguns dos julgamentos sumários, apressados e todos eles reforçados pelos “SÁBIOS” vereditos de morte dos juízes de plantão.
“Uma manifestação dessa ilusão ocorre quando uma empresa passa por um período de melhoras ou fracassos e então, em vez e atribuir a situação à sorte e à enorme profusão de circunstâncias que constituem o estado da empresa como um todo, decide-se atribuí-la instantaneamente à pessoa que está no comando" MLODINOW 2011, p. 243.
Este CULPADO de TUDO constitui apenas um dos mecanismos de defesa individual e social. Nada melhora, pois o texto de SÊNECA (Consolo à Hélvia, p3) já advertia: “não se devem combater de frente as dores na violência do seu primeiro impacto, porque assim só se consegue irritá-las ainda mais e aumenta-las, como em todas as doenças nada há tão prejudicial como um remédio errado na hora errada”
O seu discípulo NERO encheu os altares cristãos de mártires venerados e exaltados até os dias atuais. Permanece apenas a sensação de culpa pela vítima errada transfigurada em culto de mártires agora percebidos como heróis e heroínas, recebendo reparação inócua da nossa busca apressada e sem sentido do CULPADO de TUDO.
MLODINOW Leonard O ANDAR do BÊBADO: como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. 322 p
Imagem: NERO x AGRIPINA
https://www.rai.tv/dl/RaiTV/programmi/media/ContentItem-2f66b06b-7c78-45dd-a119-1970cb0c7668.html
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode