COMPORTAR-SE em PORTO ALEGRE como PARISIENSE.
Um dos índices de atraso mental, emocional e comportamental é imitar os tiques, os sotaques e caprichos de povos e de culturas alheias.
Ao mesmo tempo em que constitui alienação do seu LUGAR, SOCIEDADE e TEMPO é um solene desprezo para o AQUI e AGORA.
Este pedantismo, alienação e desprezo só desestabiliza a inteligência, a vontade e os sentimentos que, alienados, não estimam, querem CONHECER A SI MESMO na mais elementar e universal norma de EDUCAÇÂO.
EDUCAÇÂO que sempre foi o “EDUCERE”, ou seja, trazer para o mudo, para o conhecimento e para apreço aquilo que é inerente a cada SER humano, cultura ou civilização.
Evidente aqui não se deseja discriminar agentes comerciais, turistas ou diplomáticos portadores da identidade e natureza de outras TERRAS, POVOS e TEMPOS CULTURAIS. O princípio de “COMPORTAR-SE em ROMA como os ROMANOS” marca este limite de LUGAR TEMPO e SOCIEDADE que necessita ser reconhecido, imitado e estimado pelo estrangeiro. O inverso também é verdadeiro: cada TERRA, POVO e TEMPO possui o direito ao SER de sua própria IDENTIDADE, seus INTERESSES e seus SENTIMENTOS. Estes povos estrangeiros hegemônicos atingiram a sua própria identidade e o seu próprio MODO de SER no mundo, na medida em que foram competentes para aceitar, cultivar e projetar - para além de suas fronteiras - o SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.
MÁRIO de ANDRADE NUNCA ATRAVESSOU o ATLANTICO para “SUBIR PARA PARIS” - e TALVEZ POR ISTO MESMO – que ele pode sintetizar a SEMANA de ARTE MODERNA de 1922 , em 1942, para a UNE distinguindo e reivindicando:
“o direito permanente à pesquisa estética; a atualização da inteligência artística brasileira; e a estabilização de uma consciência nacional [..] A novidade fundamental, imposta pelo movimento foi a conjugação dessas três normas num todo orgânico da consciência coletiva”
ANDRADE, Mario O movimento modernista: Conferência lida no salão de Conferências da Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no dia 3 de abril de 1942. Rio de Janeiro :Casa do Estudante do Brasil, 1942, p.45.
¿Para que governo ?
https://pracadobocage.wordpress.com/tag/emigracao/
PARISIENSE DE SLUMBRADO
https://www.saraiva.com.br/como-ser-uma-parisiense-em-qualquer-lugar-do-mundo-8141546.html
https://br.pinterest.com/explore/shopping-cidade-lojas/
https://blogrodrigomada.blogspot.com.br/2010/10/
HABITOS de PORTO ALEGRE
https://dialeticadazueira.blogspot.com.br/2014/10/top-10-saudades-de-porto-alegre.html
DICIONÀRIO de EXPRESSÔES SUL-RIO-GRANDENSES
https://www.gremiodoprata.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/Dicionário-de-Gaúcho_brasileiro.pdf
Imagem
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode