O PROJETO e o PROBLEMA
A criatura humana torna-se histórica na medida e na proporção do seu próprio PROJETO. Este PROJETO depende da escolha de um PROBLEMA. O desdobramento deste PROJETO revelará a grandiosidade ou mesquinhes, a coerência ou capricho, o mérito ou crime planejado pelo seu autor. Na medida em que este PROJETO for o motor do trabalho, da investigação e dos investimentos necessários para a colocar este PROBLEMA no mundo ele é índice da historicidade do seu autor ou autores. Este dobramento no tempo será a matéria prima da HISTÒRIA expressas em potenciais narrativas.
“A investigação histórica admite, desde os primeiros passos, que o inquérito tenha já uma direção. De início está o espírito. Nunca, em ciência alguma, foi fecunda a observação passiva. Supondo, aliás, que seja possível”. Marc Bloch 1976, pp. 60/61.[1].
Um PROBLEMA não é posto para ser resolvido pelo PROJETO. O PROBLEMA acompanha, no tempo, em que este PROJETO é colocado em prática no mundo. Este PROJETO pode inclusive chegar à conclusão de que o PROBLEMA NÂO EXISTE é um CAPTRICCO ou é FICTÍCIO.
ACASO e ARTE
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/11/isto-nao-e-arte-04.html
[1] BLOCH, Marc (1886-1944) . Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa- América 1976 179 p.
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode