CLUBE dos PENSADORES

08/01/2015 06:02

O PROJETO e o PROBLEMA

A criatura humana torna-se histórica na medida e na proporção do seu próprio PROJETO. Este PROJETO depende da escolha de um PROBLEMA. O desdobramento deste PROJETO revelará a grandiosidade ou mesquinhes, a coerência ou capricho, o mérito ou crime planejado pelo seu autor.  Na medida em que este PROJETO  for o motor do trabalho, da investigação e dos investimentos necessários para a colocar este PROBLEMA no mundo ele é índice da historicidade do seu autor ou autores. Este dobramento no tempo será a matéria prima da HISTÒRIA expressas em potenciais narrativas.

A investigação histórica admite, desde os primeiros passos, que o inquérito tenha já uma direção. De início está o espírito. Nunca, em ciência alguma, foi fecunda a observação passiva. Supondo, aliás, que seja possível”. Marc Bloch 1976, pp. 60/61.[1].

 

Um PROBLEMA não é posto  para ser resolvido pelo PROJETO. O PROBLEMA acompanha, no tempo, em que este PROJETO é colocado em prática no mundo. Este PROJETO  pode inclusive chegar à conclusão de que o PROBLEMA NÂO EXISTE é um CAPTRICCO ou é FICTÍCIO.

ACASO e ARTE

https://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/11/isto-nao-e-arte-04.html



[1]              BLOCH, Marc (1886-1944)  . Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa- América  1976  179 p.

 

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode