CASA GENTA-SCHMIDT
O vidro está cada vez mais presente na vida humana. Ele foi matéria prima para os egípcios e para a cultura artesanal dos pragmáticos romanos. Reintroduzido na Europa pelos muçulmanos foi o esplendor da luz colorida e mística do templo medievais. No início do século XX o uruguaio Antônio Genta (1879-1943) transferiu-se para Porto Alegre. A era industrial estava no apogeu quando a sua empresa se estabeleceu no cenário do bairro Navegantes. Ali somou os esforços de cerca de 300 profissionais envoltos em pesquisas, criação de produtos e comercialização do vidro. A sua empresa evoluiu e acompanhou o intenso uso do vidro no âmbito da era industrial lastreado por um capital significativo para a época e local. Explorou estas possibilidades tanto no ambiente residencial, comercial e automotivo.
A Casa GENTA fechou o seu ciclo junto com a tradição industrial na qual foi concebida. Permaneceu na memória da pós modernidade, mas distante dos centros da produção em larga escala, do trabalho dos robôs e de acumulo de capitais.
Mariana WERTHEIMER visitou, estudou e sistematizou a memória da Casa GENTA. Encontrou em vários pontos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul os vestígios ainda presentes das suas pesquisas, dos processos industriais e os seus produtos.
CASA GENTA
https://pufal.blogspot.com.br/2008/08/casa-genta-m-genta-schmidt-ltda-ii.html
https://artestirpe.blogspot.com.br/p/casa-genta.html
https://pufal.blogspot.com.br/2009/02/familia-genta-ii-famiglia-genta.html
VITRAIS em PORTO ALEGRE
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/01/arte-sacra-sul-rio-grandense-07_1576.html
ESTUDO do PATRIMÔNIO de VITRAIS produzidos em Porto Alegre no período de 1920-1980. Coordenação de Mariana WERTHEIMER. Porto Alegre [2009] -Indexação na Biblioteca da USP –julho2009
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode